Uso de orelhões cresce mais de cinquenta porcento

Em 5 anos, uso de orelhões cresce 53% no Estado de São Paulo
Segundo Telefônica, aumento se dá porque as pessoas recebem chamadas no celular, mas ligam de volta usando telefones públicos.

Apesar do número de celulares no Brasil não parar de crescer (já são quase 145 milhões de telefones móveis, em todo o País), o uso de orelhões continua em alta, conforme revela a operadora de telefonia fixa Telefônica.

Segundo a operadora, o uso de telefones públicos cresceu 53% entre 2003 e 2007. Para medir o crescimento, a operadora analisou as vendas de cartões telefônicos, que subiu de 110,7 milhões de unidades em 2003 para 169 milhões em 2007.

A notícia, aparentemente, não faz sentido. Afinal, se mais pessoas têm celulares, por que elas usariam orelhões? A resposta é relativamente simples: segundo a Anatel, dos cerca de 145 milhões de telefones móveis, mais de 117,5 milhões são de telefones pré-pagos.

O que acontece é que essas pessoas recebem as ligações via celular, mas na hora de ligar de volta, recorrem a um telefone público, cujo custo da ligação é mais barato, afirma a Telefônica. Uma ligação de orelhão para um telefone fixo, por exemplo, custa apena seis centavos de real. Já de um celular, a mesma ligação pode custar 1 real e 42 centavos.

Fonte: IDG Now

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *