Diminui o peso, já o preço…

Diminui o peso, já o preço...Nos últimos anos tenho notado que muitos produtos tiveram uma redução em sua quantidade. Essa diminuição, às vezes, é de 10%, outras de 25%!!! Entretanto, o preço se mantem (quando não aumenta, cof cof).
Certa vez questionei com meu pai essa prática, pois já estava bem comum. Ele alegou que é preciso oferecer em menores quantidades, para os que possuem um menor poder aquisitivo, comprarem determinados produtos. Tudo bem… entendo. Mas que criassem o produto com menos quantidade pra estes, e, lógico, mais barato também, mas mantendo os tradicionais, de quinhentos anos. O problema é que o preço fica o mesmo, mas com bem menos quantidade.

Vejamos alguns exemplos que me recordo:
Pão de forma (foto) – de 400g para 300g. Quer dizer, “SE” fosse um produto para ser usado em 1 mês (4 semanas), acabaria ao final da 3ª semana.
Papel Higiênico – de 40 mts para 30. Isto é, se você se limpava com um pacote por 8 dias, agora só se limpa por 6 dias.
Ado̤ante Рde 10g para 8g. Menos ado̤ante, enṭo sirva menos caf̩. Emagrece mesmo!
Barra de Chocolate – várias que eram 200 gramas, agora são 170. O preço? o mesmo, claro. As pequenininhas também estão menores… daqui uns dias vem só a embalagem.
Coca-Cola – de 600 ml para 500ml. Se antes 3 pessoas tomavam uma garrafinha, agora só 2 e meio.
Absorvente – este é o mais sacana de todos. O pacote com 10, foi para 8. Unânime em todas as marcas, como o papel higiênico. Para nós, mulheres, nos resta usar 1 pacote e mais um pouco, por mês 🙁
Cerveja Sol – garrafinha com 250 ml. Já devia vir num copo, igual água mineral 😐

Tem mais dezenas de produtos que diminuiram suas quantidades, que não me recordo no momento. Se você conhece algum, poste um comentário. E se conhece algum ítem que, ao baixar a quantidade baixou também de preço, me conte esta preciosidade.

Maysa

8 pensou em “Diminui o peso, já o preço…

  1. wedson p. da fonseca

    MUITO LEGAL ESSA SUA OBSERVAÇÃO… REPAREI O MESMO… ACHO QUE ATÉ O MIOJO DIMINUIU… ACHO QUE TEM QUE EXISTIR LEIS PARA PROIBIREM ESSES ABUSOS…

  2. Pingback: Meu Google Reader - 17/10 - 30/10 | 30 & Alguns

  3. Anderson Petraglia

    Há um equívoco nesse post, a Sol é vendida nos dois tamanhos, tanto o de 250 ml, quanto o de 350 ml.
    E têm preços diferentes, a menor é mais barata. Logo esse item não deveria entrar na lista…

  4. Pingback: Meu Google Reader - 17/10 - 30/10

  5. Gordinha da Silva

    Oi! Concordo com você a respeito dessa deslavada sacanagem da diminuição das embalagens sem que o preço acompanhe. Inclusive está na lei (em algum lugar) que o preço tem que ser proporcional!

    Agora, Eu gosto mais do pão da pulman de 300gr porque cada fatia tem SO 28 calorias. Ele custa mesmo, mas é um produto diferente do outro. Então eu até aceito pagar mais.

    Ah! Tem tambe´m as embalagens realmente menores. Para as pessoas que vivem sozinhas ou emduplas!

    Beijos, obrigada pela visita e pelo comentário!

  6. Fabiana

    Praticamente tudo hoje está sofrendo redução nas embalagens, mas como vc bem disse, os preços continuam na mesma. Nessas horas o governo não pensa nem um pouco em vc. Lucro para as empresas, prejuízo para o consumidor…Triste, mas verdadeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *