Como criar um blog

Há algumas semanas minha sobrinha de 8 anos me perguntou como criar um blog. Respondi: “vá aqui, e cadastre-se”. Simples. Blog prontinho em minutos.

Entretanto, para quem deseja algo mais, um plus, deve ir um pouco mais além. Fiz este pequeno roteiro.

1 – Domínio do blog: www.meunome.servicoblablebli.portaltumtum.com ninguém vai conseguir lembrar de visitá-lo, não é? Pense em um nome bacana, interessante e que pareça com você (ou pelo menos com os temas que irá tratar).

2 – Um tema: tente colocar em seu blog um assunto específico e que consiga falar bem sobre ele. De preferência que goste, que tenha uma certa paixão. São os blogs temáticos. Pode até ser que tenha menos tráfego, mas certamente seu público será muito mais qualificado. Escolha o nicho.

 

3 – Ferramenta para Blogar: escolha, com calma. Existem várias, cada qual com a sua característica. Seus pontos fortes e fracos. WordPress, b2, Movable Type, etc. Estas ferramentas tem uma infinidade de plugins e exigem um pouco de conhecimento para instalação, mas vale lembrar que muitos provedores disponibilizam já inclusos em seus planos.

4 – Hospedagem: procure por um bom provedor de hospedagem e tente ser independente. Acredite: não há nada mais irritante do que seu site/blog inacessível. Se discute muito na Internet (fóruns, blogs, etc) sobre bons provedores. Os mais populares num mundo blogalizado: Bluehost, Dreamhost.

Com estes 4 ítens juntos, você irá estrear com o pé direito na Internet. E depois, quem sabe, ganhar alguns trocados com seu blog 😉

Maysa

54 pensou em “Como criar um blog

  1. Maria Jaína Fernandes Farias

    Que maravilha esse seu conhecimento.Parabéns. Pergunto de todos em minha cidade sobre como fazer um Blog funcionar e nem pagando encontrei. Acordo cedo e leio e releio as suas dicas. Quase n.entendo. Veja o meu blog, analise e me diga os erros. Pretendo criar outro (ECONOMIA DOMÉSTICA OU COMO VIVER MELHOR) Vai falar sobre tudo q. donas-de-casa e demais pessoas precisam saber para viver melhor (artes,cozinha,decoração,plantas,meio ambiente,etc). Para este me ensine desde o início. Abraços e me envie seu e-mail para falar mais detalhado.

  2. Ana

    Ola Maysa eu adimiro muito voce e eu tambem curti muito seu blog,eu ainda vou criar um blog.

  3. Berg

    Ola, gostei muito do seu blog!!!!
    Queria saber como criar um blog e como inserir codigo de anuncio?

  4. Gabýý Harris'

    Oi , meu primo fez um blog ‘ qe com elle , se ganha dinheiro u tenho um blog’ mais eu neim sei mexer muito e vou criar outro agora te como voc me dar umas dicas ?
    Bý : Gabýý Harris’ , 12 anoos .

  5. Ana P.

    Tenho algumas duvidas, como posso ganhar dinheiro com o blog ? e quem paga ? são os provedores ? que tema é mais acessado ou mais interesantes ? quanto posso ganhar por mês ? o contrato é para o ano todo ?
    Se poder responda minhas perguntas.
    Granta.

  6. Nildo Silva

    Visitei seu site e fiquei muito maravilhado com tantas informaçoes e coisas importante que sará com serteza de auta relevancia para todos os visitantes.
    Parabens… E meu muito obrigaod pelas informaçoes consedidas.

    Site: http://www.exite.webnode.com

  7. Glaucia

    Boa tarde Maysa, eu ggostaria de saber como criar um blog de artesanato e ao mesmo tempo ganhar com os anuncios. Será que vc. poderia me ajudar? Desde já te agradeço.

  8. Jacqueline

    Olá Maysa será que teria como você fazer um blog pra mim? Pois quero trabalhar com programa de afiliados para ter uma rentabiliade, se possível me ajude pois não entendo nada sobre.

  9. Mercurio

    Oi Maysa, criei um blog a uma semana, na última segunda feira, 01/03 até as 12 hs meu blog estava no ar depois disso, foi retirado, li todas as suas postagens de o que não fazer no blog, os clicks e tudo mais, a unica coisa que fiz foi ter anunciado via email, o meu blog. O Google proibe tal anuncio??, e com isso foram juntos meus email, que ainda não havia lido, e meu orkut, com todas as minhas propagandas, achei muita sacanagem do Google, já que é tão poderoso. A divulgação do blog via email é proibida. Se tiver alguma resposta concreta e puder colocar no meu email agradeço.

  10. João Marcos

    OLÁ MAYSA, E OLÁ PARA TODOS,MEU NOME É JOÃO MARCOS,MORO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,QUERIA QUE VC ME DESSE UMA FORÇA,DE COMO EU FAÇO PRA GANHAR UM DINHEIRINHO NAS MINHA HORAS VAGAS(COM O MEU BLOG) PRECISO DE ALGUMA DOCUMENTAÇÃO,OU AUTORIZAÇÃO,NÃO SE ESQUEÇA DE MIM!DESDE JÁ MUITO OBRIGADO !

  11. Renata

    Maysa, gostaria muito de criar um Blog ou Site, mas quero tentar obter algum lucro com isso, passado um tempo é claro, adquirido experiência e tal.
    Mas mesmo com suas dicas ótimas, estou um pouco perdida. Por exemplo, com o blog do Google (Blogger) é possível eu conseguir incluir anúncios?
    Se a resposta for não, qual ferramenta posso utilizar para criar e hospedar meu site/blog de forma gratuita?
    Grata desde já!!!
    Abraços.

  12. Carlos

    eu prefiro wordpress, como não tenho grana para bancar um hospedagem eu fiz meu blog grátis no http://mix.blog.br pois no próprio wordpress tem poucas opções de temas já no mix tem muitos temas legais pera eu escolher.

  13. dymes

    Maysa quero começar um blog e quero saber quanto tempo leva para fazer um bom blog tipo dias semanas meses etc.

  14. MÁRCIO PICANÇO

    Bom dia Maysa, existe algum servidor gratuito que seja razoável? Quero montar um blog, porém não disponho de muita grana, se você puder me dar algumas dicas lhe agradeço.

  15. Pingback: Hospedagem gratuita para blogs e sites | StorM Downloads

  16. Solange

    Boa tarde, maysa!
    Estou em busca de novas atividades, gosto muito de navegar e procurar tudo de qualquer assunto na internet.
    Por isso me interessei bastante pelo conteudo da sua dica de sites com parcerias.
    Gostaria de criar um site/Blog, mas não sei como começar. Voce poderia ajudar?
    No aguardo,
    Solange

  17. alessandra

    OLÁ EU GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA CRIAR MEU BLOG, E SE E PAGO MUITO OBG ME RESPONDA LOGO E MUITO IMPORTANTE

  18. Mayara

    qual é o melhor q vc possa indicar
    q podemos fazer nosso proprio estilo’
    e seja grátis*
    Obg ^^

  19. marly

    Por favor, me ensine passo a passo como fazer um blog,mante-lo ativo e rendendo dinheiro todas as vezes que visitarem.É pedir muito,ou é possível.

    Beijussssssssssssss.

  20. mist&r

    olá maysa eu estou querendo montar um blogonde as pessoas deixem recados e tirem suas dúvidas comigo.Não vou dizer meu nome real nem minha idade mas quero q até as pessoas e minhas amigas q estão ao meu redor conheçam esse site .quero q ela me conheças como a MIST&R….. O que vc acha?

  21. Rosangela

    Maísa preciso muito da sua ajuda pois, quero muito criar o meu Blog e ganhar algum dinheiro com ele mas, não tenho idéia de como começar quero muito contar com a sua ajuda. Ah! Amei o seu Blog. Bjos!

  22. adriana

    olá maysa,

    Tenho um site de minha empresa e me interessei bastante nesta idéia de ganhar dinheiro anunciando empresas.
    Gostaria de algumas dicas para começar!

    Abraços
    Adriana

  23. QUEISON

    olá estou tentando criar um blog para vender os produtos que fabricamos mais preciso adcionar fotos deles no blog como faço isso voce saberia me responder muito obrigado desde já!!

  24. Renata Gomes e Silva

    Oi Maysa, eu preciso saber como montar um blog passo-a-passo, porém gostaria de saber como não pagar domínio. Não quero pagar mas quero receber tem como?

    Obrigada

    Atenciosamente
    Renata Gomes e Silva.

  25. Alan Matos

    Olá Maysa, tudo bem, parabéns pelas dicas.
    Gostaria de saber como o mano Rodrigo, sobre como montar meu blog passo-a-passo e também gostaria de saber se tem como ser tudo grátis e ao mesmo tempo bom.

    Desde já agradeço.
    Alan Matos.

  26. Érika

    Olá Maysa, seu blog é muito interessante e útil, me ajudou na elaboração de um trabalho que venho há dias fazer!!Valeu, pelas dicas!!

  27. Rodrigo

    Olá maysa
    gostaria de saber passo-a-passo como fazer meu blog de anuncios e se é totalmente grátis, sem pagar domínio e coisa e tal….

    no aguardo
    Rodrigo S.

  28. Magali

    Eu gostaria de criar blog sobre arte educação, o que eu preciso fazer?

  29. Silvana

    Gostei muito do seu blog, mas confesso que ainda estou insegura de como montar um. Sou viciada em escrever, principalmente navegando pela internet, então gostaria de montar um blog de curiosidades: textos com assuntos e informações interessantes.
    Se puder ajudar-me, agradeço!
    Abraço.

  30. Lais

    Oi adorei seu blog to achando tudo que eu tava precisando saber… eu quero criar um blog pretendo ter lucro dele, eu to desempregada a muito tempo e adoro internet se tu pudesse me ajudar me dando uma mão se puder responder pra mim no meu e-mail vo fica muito feliz…
    brigada

  31. Cássia Guimarães

    Oi Maysa,tudo bem? Meu interesse em montar um blog é muito grande.Estou no intuito de ganhar dinheiro,e confesso estou muito perdida.Com o que se ganha em blogs? Apenas com os anúncios? Como sabemos dos nossos lucros e se não estamos sendo enganados? Quando fazemos o “cadastro em determinado anunciante”passamos nº de c/c? Isso é realmente seguro?Qual a melhor hospedagem? Esse valor que vejo por aí entre R$ 8 e 11 Reais é por mês? Vem cobrado em minha conta telefonica ou bancária? Ufa!Deu pra perceber que estou como cego em tiroteio,mas sei que você também já passou por isso,e por me passar essa confiança toda é que recorri a você para obter ajuda!Desde já agradeço a sua atenção e aguardo anciosa pela sua resposta e importante ajuda.Beijos e boa sorte com o seu exelente trabalho.

  32. André Marto

    Olá Boa Tarde Maysa,
    Há algum tempo, venho querendo montar um blog, ou website, tenho uma leve noção de HTML, que seja possível montar.
    Meu maior interesse é saber se segundo algumas de suas dicas, é possível ganhar dinheiro. Tanto com Google Adsense, Mercado Livre, em fim, sites que pagam por cliques!
    O Uol Blog, seria uma boa opção, para eu começar com meu Blog!?

    Muito bom seu site.
    Desde já Agradeço.

  33. Amderson

    Ola Maysa, tudo bem
    Parabéns pelo seu Blog,
    Tudo bem explicado, com varias sugestões, e link
    Gostei muito do seu Blog.

    Quando eu cria um Blog espero a sua visita e a sua opinião

    Obrigado pela atemção

  34. Patricia Soares do Nascimento

    Olá, Maísa, tudo bem?
    Bom Parabéns pelas dicas.
    Eu necessito muito montar um blog bacana, desenvolver ele, e quem saber vira ganhar uma grana já que estou desempregada.Mas nem sei por onde começar, por gentileza me envie as informaçoes necessárias.Obrigado.

  35. Renato

    Ola Maysa eu estou começando a montar um blog
    gostaria de agradeçer pelas dicas, e gostaria de sua opinião … Um Abraço Renato

  36. andressa

    Oooiie maysaa tudo bem???quero saber como fazer um blog vc pode me ajudar??tenho 12 anos e moro em sbc

    bj

    vc é muito fofaa

  37. Ricardo Barros

    eu to afim de criar algo que me der dinheiro na nete,pensso em anuncio mas nao tenho muito conhecimento no mundo online entao te pesso orientação

  38. Pingback: Começando…… « Focablog’s Weblog

  39. Caio Henrique

    Olá Maysa….eu tenho 16 anos e queria montar um blog…sobre games,é possível?…
    e eu também queria saber sobre essas ferramentas que são necessarias??

    desde já obrigado!!!

  40. Pingback: Como montar seu blog « Danilo Menezes

  41. Pingback: Hospedagem Gratuita Para Blogs - Rockerspace.net

  42. Roni Peterson

    Olá Maysa, meu nome é Roni e eu curti muito seu blog, gostaria de saber como eu deixo o meu blog tipo assim: http://www.nomedoblog.com.br, pois assim ele aparecerianas buscas, por exemplo o meu blog só aparece em busca quando eu entro no blog serch do google. obrigado desde ja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *