Como criar um blog

Há algumas semanas minha sobrinha de 8 anos me perguntou como criar um blog. Respondi: “vá aqui, e cadastre-se”. Simples. Blog prontinho em minutos.

Entretanto, para quem deseja algo mais, um plus, deve ir um pouco mais além. Fiz este pequeno roteiro.

1 – Domínio do blog: www.meunome.servicoblablebli.portaltumtum.com ninguém vai conseguir lembrar de visitá-lo, não é? Pense em um nome bacana, interessante e que pareça com você (ou pelo menos com os temas que irá tratar).

2 – Um tema: tente colocar em seu blog um assunto específico e que consiga falar bem sobre ele. De preferência que goste, que tenha uma certa paixão. São os blogs temáticos. Pode até ser que tenha menos tráfego, mas certamente seu público será muito mais qualificado. Escolha o nicho.

 

3 – Ferramenta para Blogar: escolha, com calma. Existem várias, cada qual com a sua característica. Seus pontos fortes e fracos. WordPress, b2, Movable Type, etc. Estas ferramentas tem uma infinidade de plugins e exigem um pouco de conhecimento para instalação, mas vale lembrar que muitos provedores disponibilizam já inclusos em seus planos.

4 – Hospedagem: procure por um bom provedor de hospedagem e tente ser independente. Acredite: não há nada mais irritante do que seu site/blog inacessível. Se discute muito na Internet (fóruns, blogs, etc) sobre bons provedores. Os mais populares num mundo blogalizado: Bluehost, Dreamhost.

Com estes 4 ítens juntos, você irá estrear com o pé direito na Internet. E depois, quem sabe, ganhar alguns trocados com seu blog 😉

Maysa

54 pensou em “Como criar um blog

  1. lourival

    Adorei seu site quero montar um blog, vender alguns produtos, ganhar um dinheiro extra com propagandas pode me dar algumas dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *