Não são “assim uma Bratemp”

Abaixo, irei colar o email que mandei a Brastemp dia 03 passado… e, em seguida, a resposta (padrão?) que recebi.

CLIENTE COMPLETAMENTE INSATISFEITA

Prezados(as);
Nunca, em 27 anos, passei tanta raiva com uma marca como estou passando agora com a Brastemp.
Em julho de 2004, comprei meu apartamento, e fui mobilia-lo com que eu esperava que fosse o de melhor: Geladeira Frost Free e Maquina de Lavar Brastemp. 2 produtos importantissimos para uma casa. Escolhi pela marca. Comprei por ser Brastemp.
Exatos 14 meses depois, simplesmente minha geladeira nao resfriava… estragou uma peca chamada Modulo, que fazia com que fosse criado um gelo no compartimento que liga o freezer a geladeira. Resultado: comida comecou estragar. Chamei a assistencia (ASTECON) e ela, em contato com o fabricante, conseguiu, de cortesia, a peca. Paguei a mao de obra R$ 80,00 dia 28-04-2005.
Ontem, dia 2 de marco 2006, coloquei roupa para lavar em minha maquina. Modelo BWM06ABANA10, serie CF4264825, comprada a exatamente 1 ano e 9 meses. Programei e continuei a arrumar a cozinha. De repente, todas as luzes do meu painel de programacao comecaram a piscar simultaneamente. Tentei parar, mas nao aceitava nenhum camando. Tirei da tomada, religuei diversas vezes, e nada, o pisca-pisca continuava. Desisti, deixei a maquina desligada com minha roupa dentro, pois nao havia comando que fizesse com que ela soltasse a agua.
Hoje, dia 03, liguei para a ASTECON e, imediatamente, o tecnico que jah estava pelas redondezas me visitou. Ao olhar ja’ imaginou que a placa tivesse dado problema. Abriu e confirmou. Paguei R$ 10,00 pela visita, e me informou que o conserto daria R$ 227,00 (147 da peca + 80 mao de obra).

Agora me respondam: Como uma maquina comprada por R$ 999,00, com 21 meses de uso, em uma casa de uma pessoa solteira, que liga a maquina NO MAXIMO 4 vezes ao mes, pode dar problema?
O que estah havendo com os produtos Brastemp?
Quando fiz a escolha pelos produtos desta marca, foi uma escolha natural, pois cresci com produtos Brastemp na casa dos meus pais q ficavam 10, 15 ou 20 anos sem problemas, e ainda vendo propaganda na TV dizendo: “Nao eh assim nenhuma Brastemp…”, praticamente um sinonimo de qualidade. Agora, nem mesmo a Brastemp “nao eh assim nenhuma Brastemp”????

Estou COMPLETAMENTE insatisfeita com a marca e irei fazer propaganda negativa em todas as ocasioes possiveis, pois se soubesse antes, teria comprado outra marca ou com mesmo preco, ou mais barata, mas que certamente teria pecas e mao de obra mais baratas e quem sabe, durasse mais.

Como se nao bastasse a minha geladeira, agora terei minha maquina de lavar “mexida”, e o que eh pior, sem peca original pois nao irei pagar 147 por uma placa que posso comprar recondicionada a menos de R$ 60,00, com garantia de 18 meses.

DECEPCAO. Essa palavra resume o meu sentimento pela Brastemp.

Atenciosamente

Maysa de Castro
Belo Horizonte – MG
31 xxxx-xxxx / xxxx-xxxx

RESPOSTA

Já estamos trabalhando para atendê-la!

Prezada Maysa,

Primeiramente, queremos agradecer o seu contato e pedir desculpas pelos inconvenientes causados.

Recebemos sua mensagem e, analisando seus questionamentos, compreendemos sua preocupação, considerando-se as ocorrências que se manifestaram em sua lavadora.

Queremos que tenha a certeza de que os componentes disponibilizados para aplicação em nossas lavadoras antes de serem disponibilizados para a aplicação em nossos produtos, passam por exaustivos testes laboratoriais, que simulam as variantes do dia-a-dia em uma residência.

Seguramente podemos afirmar que fazemos testes rigorosos de qualidade em todos nossos produtos, mas é muito difícil, durante a execução desses, prever a intensidade de cada variante externa, o que impossibilita haver qualquer tipo de previsão quanto à vida útil de um produto ou de suas peças.

Através deste processo de fabricação, podemos garantir uma melhor qualidade dos produtos e peças disponibilizados para comercialização, bem como contribuir para uma melhoria constante da qualidade de nossos produtos e serviços. Tendo isso em mente, lançamos constantemente novas tecnologias de produtos no mercado, oferecendo cada vez mais segurança e praticidade aos nossos consumidores.

Em relação à ocorrência que se manifestou no componente eletrônico de sua lavadora, esclarecemos que podemos lidar com várias possibilidades de variantes externas que podem influenciar esse acontecimento, tais como condições de instalação e utilização do produto ou desgaste sofrido por outros componentes eletrônicos, oriundos de variação de tensão elétrica.

Em relação ao seu caso, não temos como concluir que as ocorrências que se apresentaram na peça de seu produto se devam necessariamente a uma má qualidade da mesma, principalmente levando-se em consideração que, durante o prazo estipulado pelo seu termo de garantia (1 ano), não foram constatadas irregularidades em seu funcionamento.

Esperamos, então, ter conseguido esclarecer seus questionamentos da melhor maneira possível, e lembramos que estaremos à sua total disposição para quaisquer eventualidades através do nosso site, sempre que necessário. Em Ajuda Online, você fala com nossos atendentes em tempo real.

Atenciosamente,

Xxxxxxx Xxxxxx Xxxxxxx
Central de Relacionamento Brastemp


Quer dizer, você pode até comprar pela marca e pagar caro por isso. Mas não se iluda que terá um produto de qualidade.
Para mim, continua injustificável um Refrigerador e uma Lavadora de roupa da marca BRASTEMP quebrar em 1 ano e 4 meses e 1 anos e 9 meses, respectivamente.

Aprendi: Brastemp, nunca mais!!! No mercado temos outras opções: Electrolux, Continental, GE, Bosch, LG, Dako, entre outras.

Mais gente insatisfeita: Reclame Aqui, Quero Reclamar, aqui, aqui tambem

Resolvi o problema da seguinte forma: peguei o código da peça que estragou (326024100), segundo o técnico da Autorizada Brastemp, procurei no Google, e tcharam!!! Encontrei a R$ 115,00, numa revendedora Brastemp autorizada, já com frete incluso. Meu irmão Erick vai trocá-la para mim.

Espero poder lavar a roupa semana q vem sem precisar ficar toda hora tirando e colocando a tomada da máquina na tomada.

Maysa

70 pensou em “Não são “assim uma Bratemp”

  1. Daniela

    Comprei uma lavadora de roupas da electrolux. Só durou uma ano. Logo que saiu da garantia, começou a fazer um barulhão. Resultado: trocar o rolamento. Lá se vão R$ 400,00. Isso, em 2007. Ano passado, o mesmo problema. Gastei mais R$ 300,00, isso porque não fiz o serviço pela assistência técnica. Não deu 3 meses, voltou a fazer o mesmo barulho. Fui deixando até que ela parou totalmente essa semana. Resolvi comprar uma nova. Mas qual? Nenhuma marca presta mais! Os aparelhos não duram mais do que um ano!

  2. Nilton

    30 setembro 2011

    Acabei de entrar na Justiça já que após diversos email e telefonemas a Brastemp não dá a mínima atenção, ela se acha dona do mercado de Maquinas lavar roupa. As máquina da Brastemp Floral e Jasmim são descartável, duram no máximo 3 anos. Cuidada a BRASTEMP não tem mais qualidade BRASTEMP. jogaram para o alto seu nome conquistado durante anos e anos.

    Nilton

  3. Vania

    Boa tarde!!
    tenho uma brastemp frost free ative, ela estava gelando só a parte de cima… chamei um técnico não da autorizada e este me disse q eu precisava fazer um descongelamento por 48 horas, não acreditei…..chamei um outro técnico da autorizada e este fez um orçamento no valor de 350,00 dizendo ter que trocar a manta e outros componentes….resolvi então testar o que o primeiro técnico tinha falado, fiz o degelo dela por 48 horas e ela esta gelando uma maravilha.
    Esta geladeira também parecia assombrada, pois estalava muito, fazia vários barulhos, daí o técnico disse que teria que afasta-la da parede pois ela estava muito próxima….ela parou de fazer barulho…..espero ter ajudado amigos!

  4. Porfirio

    REFRIGERADOR CONTINENTAL 430 com defeito na placa controladora e em lugar algum de todas as autorizadas do RJ se encontra a peça para repor. Continental lixo! Perdi um tempo ligando para todas do site e em nenhum lugar existe a placa. Somente 1 disse que TALVEZ chegasse na semana que vem e por R$ 220,00! Absurdo!

  5. Indaia

    Eu estou na mesma situação de João com o REFRIGERADOR CONTINENTAL 430. Nada de placa em local algum. O SAC da Continental me sugeriu, pasmem, entrar na loja virtual da continental, escolher um produto similar e comprá-lo com 30% de desconto. É muita cara de pau. Não há qualquer respeito com o consumidor. Geladeira, agora, é produto descartável, usou 1ou 2 anos e joga fora e compra outro. Aonde vamos parar, me diga, se alguém tiver uma pista. D´um desgosto tudo isto e é por demais desgastante. O tempo que tenho perdido no telefone. Tô com uma vontade imensa de enviar esta infeliz para a continental, pelo menos tiro este trambolho de minha casa.

  6. joão campos

    tenho uma geladeira continental frost free 430 lts,e estragou a placa eletronica,nem a mãe consegue encontrar esta peça,a fabrica muito menos não tem,gostaria de encontrar a tal peça,vou arrumar esta continental ….. e vou me desfazer urgente dela.

    joão

  7. Antônio

    GE a maior bomba do mercado, tenho uma lavadora de 10,2Kg, com 3 anos de uso, já foi consertada a placa por 3 vezes, e adivinhe, ela tá estragada de novo….

  8. janaina

    É por esse motivo que eu só compro lavadoras da lg, os modelos com abertura frontal são mais bonitos e não dão trabalho como estas outras marcas.
    boa sorte com essa sua maquina!!!!

  9. elaine

    concordo… tive mtos problemas com a Brastemp e promblemas dificeis de corrigir! por isso optei em comprar uma maquina com abertura frontal.. que estya mto melhor… em qualidade e em preço!

  10. MARCO AURELIO

    Ao Sr. ANTONIO CARLOS GIUSTE – Por favor se esetiver on line – me responda
    quando apresntou este defeito o MOTOR da geladeira parou de funcionar ???
    POIS acho que a minha é de um MODELO identido – e o MOTOR da geladeira – não funciona? SERÁ QUE SE EU DESLIGAR e deixar por umas 12 horas vai resolver o problema??

  11. MARCO AURELIO

    Eu comprei uma Geladeira BASTEMP e durou vinte anos, e ainda após comprar um FOST FREE 430 litros também BRASTEMP eu fiz uma doação da antiga e ela ainda continua sem problemas; Ja a NOVA após 2 miseros anos de uso JA DEU PROBLEMA (não liga o motor); e LAVADORA comprei uma de 10 Kg – após exatos 1 ano e 10 meses também pifou – tive que comprar o PAINEL INTEIRO DA MÁQUINA pelo precinho básico de 430,00 reais, AGORA ja deu defeito de novo, mas coloco peça recondicionada por R$ 130,00 . CONCLUSÃO: NEM AS BRASTEMP são aquelas BRASTEMP de antigamente. JESUS AMADAO – aCHJO QUE AGORA É UMA QUESTÃO DE SORTE. BRASTEMP agora é sinônimo de preço alto, os produtos são PORCALHÕES iguais aos outros.

  12. Petry

    Esse Vinicius deve trabalhar na GE…Pq a máquina de lavar deles é uma bomba…Primeiro a garantia de 3 anos é enganosa, já q vc não consegue cadastrar o produto no site. O produto é muito ruim, o amaciante não desce e agora com 4 anos pifou a placa…Realmente uma máquininha muito frágil. O próprio técnico da assistencia desaconselhou essa marca qdo foi ver o problema do amaciante, que não tem solução por erro de projeto. Disse que não iria durar 5 anos…Q ocorreu de fato… Tenho uma Brastemp mais antiguinha, já deve ter quase 10 anos, q dá de 10 a zero nessa GE.

  13. Antonio Carlos Giusti

    Comprei uma Brastemp frost free em agosto de 2008 com 3 meses ela parou de gelar completamente, chamei o tecnico na garantia e o defeito estava no danper (antigo termostato) ele trocou a peça e me deu uma dica: toda vez que isso acontecer a senhora desliga a geladeira por 24 horas depois liga que tudo volta ao normal. achei que ele estava gozando da minha cara, mas infelizmente isso vem acontecendo a cada dois meses em media. Quando isso ocorre, temos que passar tudo para minha velha geladeira Amana de 14 anos (que por sinal é otima) Neste meio tempo minha mulher Maria Inês Berti ligou para a Brastemp varias vezes e mandou alguns emails para a Brastemp e não foi atendida, BRASTEMP NEM DE GRAÇA. Mudamos de casa e deixamos a geladeira na casa antiga que ficou montada agora só para temporada. Compramos em dezembro uma Mabe e com 20 dias de uso “PEM” O MESMO DEFEITO o serviço de atendimento me orientou a desligar esperar umas 12 horas e ligar novamente, não funcionou, como já estavamos com o pé atraz fiz a compra com o tal seguro ‘QUEBROU TROCOU” no momento estou esperando o tecnico da Mabe para avaliar o defeito, falei com a loja e fui bem atendido e eles tambem estão aguardando o parecer do técnico (só não tenho geladeira reserva, e tenho que colocar as coisas em isopor) é claro que vou querer trocar e não por outra Mabe… escreverei o desfecho desta novela: A SAGA DA GELADEIRA QUE NÃO GELA…

  14. Lea

    Ah, eu tb possui uma Continental Evolution, por muitos anos sem problema…saudade desses tempos!

  15. Lenise

    Placa….sempre a placa!
    Gente, eu também passei pelo mesmo problema, sempre tive a Brastemp desde criança, como se fosse o q há, mas depois que digitalizaram os produtos, nada mais presta, tudo é programado pra durar um ano no máximo, com muita sorte, um pouco mais, a minha maquina de lavar e o meu microondas apresentaram problema nas placas com um ano de uso, o micro mandei consertar mas nao durou 3 meses o problema voltou e a maquina me cobraram 420 reais pelo conserto, preferi doar os dois e agora to trocando tudo por Eletrolux e ANALÓGICO pois enquanto eu puder nao quero nada mais digital….chega de prejú! Brastemp, nunca mais!!

  16. Lenise

    Sempre a Placa…..
    Realmente, a minha lavadora Brastemp, e o meu microondas que agora tenho certeza, foram feitos para durar somente um ano, embora os preços sejam altissimos, achei tão imoral o preço que me cobraram pelo conserto que preferi doar os dois, agora so uso Eletrolux, e os modelos analogicos, pois plscas, nunca mais…enquanto eu puder fujo dos modelos digitais, foi muita raiva que passei!

  17. Pingback: Tá Caro! » Experimente outras marcas - Economizando com Inteligência - Dicas para economizar

  18. Adriana

    Tenho uma Ge 8 kg, paguei a 4 anos atrás R$1.300,00. Hoje acho que vou ter que jogar a máquina fora, pois deu problema na placa e a Ge não fabrica mais. Estou muito irritada com isso.
    Liguei no sac e eles me orientaram ligar para todas as autorizadas para ver se tem a peça em estoque, é mole!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *