TV de LCD ou de Plasma?

Companheiros e companheiras

TV de LCD ou de Plasma?Antigamente eu ouvia um discurso de que a tv de LCD era melhor que a de Plasma. O tempo passou, as coisas evoluíram e, portanto, pergunto-os: ainda tem aquela história que não se tem conserto para TV de plasma, por isso é melhor uma de LCD? Afinal, qual devo comprar?

Outra coisinha, quais são as boas marcas atuais? Tenho uma de 29” tela plana da Philips, normal (sem ser lcd ou plasma) e ela já deu uns surtos como numa época que o som aumentava e abaixava sem mais nem menos, me dando altos sustos na madrugada… e na casa de meu pai tem uma idem, da Philips tb, só que não é tela plana, comprada na mesma época da minha, que tem um “tummmmmmm” ao fundo permanente, parece um motor de navio. Então Philips, ao mesmo para mim, não me anima mais.

O uso é o mais básico possível: jornalzinho, filmezinho e um joguinho muito de vez enquando, porque também não sou de ferro rsrsrsr

Brigaduuuuuuuuuuu!!!

Maysa

43 pensou em “TV de LCD ou de Plasma?

  1. Claudio

    comprei uma tv new plasma da LG PQ30R em maio de 2010, no começo fiquei meio que arrependido por causa do baixo contraste, efeito burn-in e nao ser FULLHD, mas comforme fui usando percebi que a imagem da de plasma é muito mais natural e realista que a de lCD mesmo sendo FULLHD ou seja uma imagem de cinema e nao me arrependo de ter adquerido eo efeito burn-in acho que resolveram na duvida compre com garantia estendida como eu fiz!

  2. Ludacris

    Maysa, lcd é melhor que plasma, tem imagem mais nitida eas que possuem painel ips são muito mais econômicas!

  3. Galdino

    Comprei uma scarlet 2 achei uma televisão surpreendente, pois seu desinig é super sofisticado, e é uma televisão com total qualidade! e já tive televisore de plasma e me arrependi, muito pessimo.

  4. Leandro

    Eu também tenho uma tv ips! Recomendo a todos que queiram a melhor qualidade de som e imagem!!!

  5. Roberto

    Eu tenho uma lcd ips. Ótima qualidade de som e imagem, econômica e com ângulo de visão de quase 180º, é uma ótima opção!

  6. adalberto

    Comprei uma scarlet 2 achei uma televisão surpreendente, pois seu desinig é super sofisticado, e é uma televisão com total qualidade! e já tive televisore de plasma e me arrependi, pois com todas tive problemas com retenção!

  7. new

    Ola Galera!! Quer assistir e adquirir canais de TV por assinatura em seu PC, Filmes, Desenho, Jogos, bbb, Series e muito mais
    Acesse http://www.tvhd.com.br
    e divirta-se com a mais nova tecnologia da TV digital
    Aqui você encontra de tudo

  8. cabeça

    Ola galera, gostaria que alguém me ajudasse, eu adquiri o pacote de canais (TV no PC via Internet) da http://www.tvacaboparatodos.net os canais que mais assisto são FOX, AXN, TNT e Warner Channel, o meu problema é que eu assisto os canais no trabalho, e a maioria dos canais só funcionam em ela cheia, gostaria de saber se teria um modo de colocar os canais para ficarem em uma tela pequena no canto para que possa assistir e trabalhar no PC ao mesmo tempo? (Me ajudem, por favor, pois quase fui pego por meu supervisor assistindo TV no PC em plano horário de expediente)

  9. Paulo C. Louzada

    Boa tarde! Estou pensando em comprar um televisor de tela grande, por isso, faz umas 2 semanas, estou pesquisando sobre o assunto. Para minha surpresa, encontrei algo que não fazia parte dos meus planos, mas, que passei a considerar depois de pesquisar sobre, que foi um TV de plasma da LG, o LG New Plasma 50PQ30R, de 50 polegadas. O que me chamou a atenção na realidade, é uma série de pontos positivos, como, Brilho 1.500 cd/m² Contraste 2.000.000:1, Tempo de resposta 0,001 ms., 600 Hz – tecnologia inovadora que permite que TV exiba 600 quadros de imagem por segundo o que resulta em mais nitidez e mais definição de imagem, 33 anos de probabilidade de vida útil, além de uma série de outros fatores. Mas, além de tudo isso, seu preço é, no lugar mais barato da net, magazineluiza.com, $2.800,00 para pagamento à vista (6% de desconto sobre os 2.999,00, valor inicial do anúncio). Daí, pergunto aos amigos deste forum, o que acham desta opção, ja que muita gente aqui ja opinou favorável ao NEW PLASMA DA LG. Meu sonho atual de consumo seria o televisor com a nova tecnologia, a LED, que tem televisores com a espessura de 2,8 cm e um destes, no lugar mais barato que vi na net, um de 55 polegadas, esta custando a bagatela de 8.900,00, no ricardoeletro.com (menor preço que achei). Mas, uma coisa me anima! Com a descoberta feita por um “japinha”, em breve esta tecnologia LED perderá o valor porque o tal nipônico inventou o OLED, onde é possível ter uma tela de 200″ com a espessura de uma lâmina de uma radiografia; é daquele plástico das radiografias que estou falando! Para quem ainda não viu nada a respeito, pesquise no youtube que verá até demonstrações da resistência do material da tal tela parecida com plástico de “chapa” recebendo marretadas, em pleno funcionamento enquanto recebe as bordoadas, sem que as pancadas provoquem qualquer dano ao material, pois, as imagens continuam em movimento mesmo durante a sessão de pancadaria. Enfim, este OLED é mesmo o “bicho papão” do mundo da imagem para o futuro. Voltando à minha realidade, agradecerei imensamente qualquer contribuição que me ajude a decidir sobre LCD ou PLASMA para meu televisor de 50 polegadas. Um abraço para todos, FELIZ 2010. Ass. Paulo.

  10. Orlando

    Tv de Plasma ou Lcd, só se vc. tiver oportunidade de assinar uma tv a cabo com hdtv, pois até tvs a cabo digitais não vão te dar aquela imagem que se vê nas lojas de eletrônicos. Aí vai a pergunta,e a tv digital livre brasileira? E eu lhe respondo, só em São Paulo e RJ que se tem notícia de sinal até o momento hdtv disponível e mesmo assim não é em toda a cidade, como exemplo o RJ, vc. não tem sinal na maioria dos bairros da periferia. Portanto ou vc . assina uma tv com hdtv e/ou compra um aprelho de Blue Ray para ver filmes que quase não existem nesse formato ou são muito caros, se não terá um elefante branco ou será o mesmo que comprar uma Ferrari para andar em estrada de chão.

  11. Rodrigo

    Boa tarde a todos, eu estava para comprar uma LG Scarlet II (LCD), mais o vendedor esta me oferecendo uma LG 42PQ30 (Plasma), e estou na dúvida, realmente vi que o cantraste da plasma é bem mais superior, mais em pixls o da LCD ganha.
    Qual é mais vantangem.

  12. Rick

    …continuando….

    Pense o seguinte:
    – O que eu preciso saber para comprar uma TV LCD ou Plasma.
    – Efeito Burn-in (isso vc já sabe que as new plasma não tem)
    РTaxa de atualiza̤̣o (qto menor melhor, LCD de 5ms pra baixo ou plasma que tem 0,00000001ms)
    – Local onde será instalado essa tv (tem uma janela perto? Tem como colocar uma cortina? As LCDs são mais toleráveis a luz direta. As Plasma tem um vidro na frente que acaba refletindo a luz que inside direto. Veja na loja a diferença, uma com vidro, refletindo a sua própria imagem e outra sem nada (LCD)
    – TV a cabo, ou TV aberta (de nada adianta uma ferrari para andar em rua de terra, a mesma coisa se aplica se vc tem uma TV full hd para utilizar com canais aberto. Pense na sua qualidade de sinal antes de comprar.)
    – Games e Blue Ray (Tem PS3, assiste filme pra caramba? Ae vc terá que se preocupar com a imagem).

    Depois de tudo isso…
    Qual é melhor???? rsrsrs

    EU, Rickjard Gortzen, sou fã das plasmas Panasonic.

    Abraço
    Rick

  13. Rick

    As tvs new plasma estão livres do efeito burn-in pq adicionaram um quebra-galho que resolveu a parada, sem custo adicional.

    Entendendo o efeito burn-in:
    – se o pixel fica acesso por um determinado tempo, quando ele apaga é mantido uma “sombra”. Isso acontece tbm com as TVs CRTs.
    РEnṭo como evitar que o pixel fique muito tempo ligado?
    – A solução foi, fazer com que o pixel imediatamente ao lado reveze com o pixel acesso, ou seja, um acende, o outro apaga, um acende o outro apaga, isso feito mais rápido que o olho humano possa perceber.

    Resolvido a porcaria do burn-in somente com algumas algumas linhas de código.

    ————————————–

    Consumo:
    – Todo mundo fala sobre o consumo das tvs de plasma.
    Pense o seguinte: tempo de uso.
    Se tem criança em casa e ela fica mais de 8 horas ligada, realmente vai pesar no seu bolso.
    Outra coisa, o consumo indicado nas tvs de plasma são consumo de pico, ou seja, não vai ser sempre que ela irá consumir 400W. Cenas mais escuras requerem menor potencia, cenas mais claras ou com muito movimentos (games e blu ray) ae come mais energia.

    —————————————————–

    O que é melhor, plasma ou lcd.
    – Pergunta….melhor no que??
    – Quer imagem perfeita?

  14. Fábio Norberg

    Pessoal, decidir entre PLASMA E LCD é de GOSTO PESSOAL!
    O Plasma, tem melhor imagem em ambiente escuro do que o LCD. Já o LCD é melhor no ambiente claro.
    Um dos problemas do PLASMA é com ambiente muito iluminado (se você colocar num ambiente com muita luz é capaz de você ver quase nada..), mas o seu desempenho em um ambiente TOTALMENTE ESCURO é fenomenal!
    Se você gosta de ver filmes no ESCURO ou qualquer video em HD, plasma é SUPERIOR A LCD.
    Agora, em ambiente totalmente CLARO, LCD É excelente.
    Já tive oportunidade de ver os dois, apesar de eu ter apenas o Plasma.
    O LCD vamos dizer, tem mais “LUMINOSIDADE” que o plasma, onde o BRANCO É MAIS BRANCO, fazendo ser mais, vamos dizer, “brilhante”.
    O Plasma tem menos LUZ, o Branco é menos branco, mas em compensação, o seu contraste e cor é sensacional. É tudo mais natural.
    Quando você vê o PLASMA num ambiente escuro, a imagem é de CINEMA! muito bom.. o LCD no escuro, nao tem a mesma sensação de cinema, pelo simples fato de ter menos contraste.. É bonito, mas artificial.
    Bom pessoal, para acabar com essa duvida, escolha o que é melhor pra você. Eu optei por plasma, pelo CONTRASTE e pela cor, e tambem por ser melhor pra ver sinais em SD (dvd,TV..) do que o LCD.
    RESUMINDo : LCD E PLASMA SÃO SENSACIONAIS.. Escolha o que te agradar mais..

  15. Antonio Carlos

    até o momento não compreendi se PLASMA já está livre do problema de marcar a tela

  16. Antonio Carlos

    Realmente fica a dúvida, LCD OU PLASMA?
    estou pesquisando essas tecnologias para decidir qual comprar.Neste blog encontrei algumas experiências entre as tecnologias citadas porém continuo com dúvidas.
    Até o momento ainda não compreendi se a PLASMA

  17. César

    Oi Fernando,

    LCD é a sigla para Liquid Crystal Display.

    As TVs antigas (de tubo) também têm uma sigla: CRT (Cathode Ray Tube), mas não eram chamadas assim pelo grande público.

    Abraço.

  18. Fernando Bastos Nina Ribeiro.

    LCD são iniciais de alguma denominação tecnológica, como Light Colour Densiter?…

  19. vitor

    olá pessoal, estou interessado em conprar uma tv 46 ou 50″, só que estou em duvia sobre plasma ou lcd,e acho que é uma duvida permanente de todos.mas gostaria de informações sobre as duas,obrigado.

  20. Cesar

    Oi, Prezado Gilson, também já passei por situação de compra de LCD 42, e finalmente consegui devolver e restituir meu dinheiro, agora estou pesquisando e vou partir para o new plasma da LG, o modelo é o 50PQ60D ou o 50PQ30TD, não estou muito preocupado com resolução FullHD pois segundo contato com técnicos de emissoras, a previsão para sinal digital é para 10 anos. após muita pesquisa vc encontra a LG por 3.900,00 a vista. ou pode parcelar no cartao com juros.

  21. wagner

    Oi , boa tarde, olhando direitinho nenhuma das duas presta, eu fico com as tvs comuns, e melhor ate pra consertar, o que importa e a imagem boa, xauuuuu….

  22. gilson

    dae pessoal, tenho uma lcd 32″ da philips estou negociando-a para pegar uma 42″ nova só que, ainda não sei se opto por lcd ou plasma e qual marca. gostaria de receber opiniões em meu e-mail: gilsonfdp@hotmail.com posso gastar até R$4400 em um televisor no momento por esse valor creio que posso adiquerir um bom televisor, talvez até maior que 42″
    fico grato desde já pelas futuras explicações e recomedações
    obrigado a todos
    valeu

  23. Fabio

    Caros amigos interessados nesta Plasma da Samsung mpdelo PL42A450, eu comprei uma destas em outubro de 2008, depois de acompanhar este tópico e ver relatos indicando ela. Me vejo na obrigação de participar o ocorrido comigo, no mês passado (julho de 2009) ela apresentou um defeito do nada, um risco horizontal no centro da tela. Até então eu estava satisfeitíssimo com a aquisição, excelente imagem, som e cores. Para mim era perfeita, mas daí acomteceu este defeito. Liguei para a assistência técnica e mandaram um técnico a minha residência que de pronto atestou o defeito e disse não ter conserto, apenas a troca do painel resolveria, ele optou em não levar o aparelho e solicitou a Samsung o envio de um painel novo, esolicitou que eu ficasse no aguardo, isto se deu na data de 12/07/2009, hoje são 07/08/2009 e nada, daqui a mais uma semana vou ao procon pedir o dinheiro de volta, pois é o quê o Código de defesa do consumidor me garante. Imaginem se estivesse fora da garantia? Que por pouco não aconteceu (2 meses apenas). Pois um painel custa mais que uma tv nova. Busquei informações no site de reclamações “RECLAME AQUI” e constatei que a Samsung tem dado muito problema, não digo este modelo específico, mas de modo geral. Desculpem a todos pela ducha de água fria, mas me senti na obrigação de passar a todos a minha experiência. Ah e a propósito agora ao invés de uma listra, são duas paralelas.

    Agora terei que escolher um novo modelo, e estou com receio de ir de plasma novamente, me ajudem por favor.
    Fico a disposição atenciosamente, Fabio.

  24. Leonardo

    MEu pai comprou uma TV LCD 42 polegadas HD FULL Philips fevereiro de 2009,agora tem um amigo meu falando que o me vacilou em comprar uma LCD pq falou que a plasma é melhor,qualé melhor???rsrs…

  25. denilza

    comprei uma tv de plasma,com 6 meses de uso ela pifou,me decepsionei.me disseram que e´ por causa da regiao quente.sp,sera´verdade?

  26. Rafael Costa

    Pessoal, pelo que pesquisei/sei/me informei, se você usa uma plasma para imagens estáticas como monitor de computador e etc vai desgastando a lâmpada individual do pixel naquela região.

    Para quem não sabe, cada ponto de cor ou pixel da tela é sustentado por uma mini lâmpada individual, e é isto que faz com que a imagem fique tão superior à LCD, que é sustentada apenas por uma lâmpada “grande e geral” – E isto explica boa parte do consumo de energia em relação às duas e também ao fato da LCD ter pontos (ângulos) em que fica com sombras e difícil de ver.

    A plasma é sim, muito superior a LCD. O grande medo dos consumidores com relação à Plasma é se estragar; Não há conserto ainda, portanto, pode jogar fora seus R$ 3.000,00

    Para quem quer qualidade, a plasma é ideal. O único cuidado é não expor muito à luz, porque sua tela é sensível e não consigo dizer ao certo para vocês se o famoso Burn-in (queima de pixels) já foi extinto.

    Andei conversando com alguns vendedores e colegas de profissão (técnicos especializados em TI) e todos compartilhamos a mesma opinião: Se for pegar uma Plasma, escolha a NEW PLASMA porque ela é superior a qualquer uma que há hoje no mercado, dizem que o Burn-in dela é praticamente inexistente, seu tempo de vida cresceu para 33 anos e seu tempo de resposta ao movimento da tela é fantástico, sem retardos ou defasagens em filmes de ação ou que a cena transcorre muito rápido. Seu custo benefício é o melhor do mercado. Uma de 42″ está em torno de R$ 2.000,00 -R$ 3.000,00 dependendo da loja e da negociação (sim, o fabricante quer vender e assumir o mercado pra colocar este preço).

    Em fim, eu recomendaria a NEW PLASMA porque é uma tecnologia mais madura. E se querem sugestão de marca, LG está com tudo nesta tecnologia. Não recomendo Samsung ou similares.

    Era isto aí, quem tiver dúvidas pode escrever para o meu email que ficarei feliz em ajudar.

    Até mais!

  27. virginia4rosa

    oi marcelo. posso te dizer que desde novembro de 2008 tenho uma new plasma da lg.sou assinante da net tv digital e fico assistindo direto ao telecine.o logotipo fica exposto no canto superior da tela o tempo todo e ate agora nao tem nenhuma marca.com a nova tecnologia essa porcaria so acontece se a tv ficar muitas horas com a imagem parada.mas eu nao vou fazer essa esperiencia com a minha tv,que eu adoro.no mais acho que voce pode assistir seus jogos e corridas no plasma sem nehum medo.beijos.

  28. Marcelo

    Com relação à tv de plasma, aqueles relógios de partidas de futebol ou o marcador de voltas de uma corrida de F1, ambos são geralmente estáticos na tela da TV, eles podem causar algum efeito burn in? Abçs a todos e obrigado pelos esclarecimentos.

  29. virginia4rosa

    e pra voce fabricio. acredito que mesmo com os avanços da tvs de plasma,elas ainda correm o risco do podre burn in, se as imagens ficarem paradas na tela por muito, mas muito tempo,coisa que acontece com frequencia ,quando se usa um pc.espero te-lo ajudado.beijos a todos.

  30. Fabricio

    Tambem achei o post do Cesar muito esclarecedor, exceto pelo último comentário!
    Poderia me explicar,por favor, qual a desvantagem de usar o PC na TV de plasma?
    Hoje utilizo uma TV LCD como monitor, mas planejo troca-la em breve. Por isso a dúvida.
    Abraço

  31. virginia4rosa

    esqueci,mnha new plasma tem 42 polegadas sou assinante net tv digital e estou esperando hd max em taubate para poder aproveitar o maximo da minha fabulosa tv. beijos a todos.

  32. virginia4rosa

    minha lg new plasma e um espetaculo. as nuances de corres sao infinitas a imagem maravilhosa.So dou a dica para quem adquirir esta maravilha:Desliguem a funçao contraste xd. Ela so serve para deixar a imagem chapada cheia de granulos,isso em video component e s-video,entradas que uso no momento. Estou muito feliz e nao troco nem por 2 lcds.

  33. Alex

    Post perfeito esse do Cesar, concordo com tudo… e to comprando a mesma PLASMA Panasonic Viera!!!

  34. pedro miles

    bom…as lcds agora esta se ajustando..antes a plasma tinha as vantagens q a lcd nao tinha agora..a lcd esta evoluido…tem lcd com imagem mais nitidas,vc consegue assistir em qualquer angulo q vc esta,fora as cores mais vivas,tanto no ambiente escuro como claro..vc consegui assistir normalmente sem ve mundanças e fora o baixo consumo d energia.

  35. Cesar

    Boa Tarde Maysa,
    É engraçado como a gente entra na internet e acaba encontrando uma página como a sua sem ter realmente procurado. Estava lendo um site de reviews de televisores de plasma, dei uma busca no Google e achei seu post!. Bom, comprei há um mês um televisor de alta definição após ter feito muita pesquisa, lido muitas opiniões e visitado lojas como a FNAC diversas vezes para ter minha própria opinião. Ambas as tecnologias, Plasma e LCD, são muito superiores aos televisores antigos, portanto qualquer dos dois vai ser um grande avanço. O que ocorre é que sempre queremos o melhor custo benefício e, no meu caso, não tenho tanto dinheiro para ficar fazendo ‘experiências’. As TVs de Plasma vieram antes e chegaram a custar, não sei se você lembra, R$ 15.000,00. Mas como tudo em TI, com a produção em massa e os ganhos de escala, fica mais acessível. E melhor. E mais compatível. Os primeiros modelos de plasma tinham resolução inferior, problemas de longevidade (por exemplo, ‘burn in’) e outros problemas técnicos que apareceram como o uso. Os usuários que pagaram R$ 15.000,00, R$ 10.000,00 ou mesmo R$ 5.000,00 por um modelo antigo de 42” ficaram irritados, substituíram por modelos LCD e passaram a atacar os modelos de Plasma. Além de terem sofrido como a falta de conteúdo HD, pois a Televisão não tinha transmissão digital e a impressão, na realidade a mais pura verdade, é que as imagens dos canais televisão nos aparelhos antigos de tubo era melhor do que nos televisores caros que tinham comprado. Isso provocava uma compreensível frustração e a percepção de que haviam pago muito para ter algo inferior. Só quando assistiam DVDs a coisa melhorava, embora aqueles aparelhos não atingissem resoluções muito elevadas. O LCD surgiu depois e aprendeu com as limitações do Plasma. Além disso, houve progresso na transmissão de conteúdo digital em alta definição. E o Plasma foi crucificado. A realidade é que agora existe uma nova geração de Plasma que é muito superior à anterior. Superior ao LCD em aspectos como Contraste, Brilho e Profundidade das cores exibidas. E com a mesma resolução das LCDs. (full HD). E o principal, por um preço mais acessível. Pois o Plasma é uma tecnologia mais madura. Comprei uma Panasonic Vieira 42″ Full HD TH-42PZ80LB. Você vai ver anunciada por R$ 2.999,00. Negociando, você pode comprar por menos de R$ 2.500,00. É a melhor compra que você vai realizar gastando essa quantia. Vale a pena. Consome um pouco mais de energia que uma de LCD. Outra desvantagem ocorreria se você fosse usar sua TV como monitor de computador. Você vai? Duvido! Rs…
    Boas compras.
    Abraço

  36. adriano mello

    bom…em casa tenho uma plasma…e no serviço..tem uma lcd…bom vejo bastante diferencia,das duas,em questao da imagem,e nas cores nao se compara e oq eu percebi,a tv d lcd d ond eu trabalho,nao tem reflexo d luzes do ambiente,ja a minha plasma lá em casa tem.

  37. Compujob

    Procurar quem realmente entende da tecnologia é o que vale p/ resolver a enquete. Questão de gosto e confiança no vendedor, não é por menos que a ainda dúvida persiste.

    Parab̩ns pelo blog! Convido para visitar o blog da Compujob Рhttp://www.compujob.com.br/lounge Рque tamb̩m sempre traz novidades sobre tecnologia, cultura e informa̤̣o.

  38. j. noronha

    Tenho uma Philips aqui desde 2002 que nunca incomodou, mas é aquela coisa da sorte, talvez.

    Meu monitor de LCD é da LG e funciona que é um doce, há mais de 1 ano, assim como outros produtos que tenho da marca.

    Mas o negócio é fazer enquete mesmo, hehe…

  39. Gustavo Dornas

    Maysa, é o seguinte, o que vou falar é até meio óbvio mas essa predileção pelo plasma ou LCD varia de acordo com o gosto de quem assiste. Tem gente que fala que plasma é muito escura e tem gente que fala que LCD dá fantasma mas como as tecnologias estão muito parecidas é só no olho mesmo que a gente vê a diferença. Eu prefiro plasma porque ela é melhor para assistir filmes mas se vc colocá-la de frente pra uma janela, vai dar um baita reflexo. Já o quesito definição eu não acho que você deveria dar muita bola não, a não ser que você fosse ligar um PS3 ou blu-ray… claro que a resoução mínima da plasma tem qeu ser acima de 1024-768 pra poder assistir tv digital sem problemas. Outra coisa, vá a uma loja especializada, só pra ver porque elas são muito caras mas os vendedores realmente entendem da tecnologia e eles costumam ligar as tvs com os cabos corretos, diferente das casas bahia e magazine luiza da vida, que você deve ir já decidida. A fastshop do diamond é muito boa. Lembre-se que você hoje compra uma plasma de 42 pelo preço duma lcd 32. E tamanho conta viu. Qualquer coisa pode me mandar e-mail para solucionar mais dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *