Notebook: Desligar ou Hibernar?

Pessoal

Pesquisei por ai e as opniões são bem diferentes… então recorro a algum leitor mais experiente, que visite meu blog.

Em notebooks há alhum problema para a máquina colocá-lo todos os dias a noite para hibernar, ao invés de desligar? Desgasta a máquina? É prejudicial? Ou não estraga em nada o notebook??

Se alguém puder dar uma ajudinha, já agradeço antecipadamente

Maysa

29 pensou em “Notebook: Desligar ou Hibernar?

  1. Monny Winchester

    Bom dia a todos essa é a primeira vez q entro nesse blog e gostei dos comentários.
    Tenho um Pavillion 1260 br q comprei da HP, ele está se desligando sozinho, e esquenta muito a parte esquerda do note.
    Atualizei bios, fiz restauração do sistema de fábrica, e nada!
    Atualmente ele apresenta o mesmo defeito, e eu retirei a bateria dele, agora ele aguenta ficar ligado por um tempo, digamos, razoável mas longe do esperado.
    Outro dia tive um susto pois nunca cliquei no botão de Hibernar, nem sei o q é isso, era mais ou menos 00:00, e só as 08:30 da manhã ele voltou a funcionar!!
    Sealguém tiver maiores informações sobre hibernação e o super aquecimento do Note, agradeco muito se postarem.

    Obrigada
    Bom dia.

  2. Ezequiel

    Pessoas ,
    descobri algo q faz os notes consumirem bateria mesmo estando desligados.
    O problema acontece em alguma atualização do windows 7, agora estou tentando descobrir qual delas.Assim q descobrir, participo a todos.

    abraços

  3. Ezequiel

    Pessoas ,
    gostei muito da pauta , e me gerou uma duvida tbm. Sabemos que hibernando ou desligado , o note não deve consumir bateria , correto? Bem , tenho um note da hp , e de um tempo pra cá , as vezes desligo ele na sexta a tardinha , e só volto a ligar na segunda , e nesse periodo ele consome bateria, algo em torno de 10% , e o mesmo ocorre qdo esta hibernando , mas esses 2 casos , não ocorrem sempre , só as vezes .
    Alguem sabe dizer alguma coisa sobre isso?

    Parabens pelo blog!!!

  4. Evandro

    Bem se alguem ai puder me ajudar, meu not esta dando um probleminha pois as vezes quando estou trabalhando ele entra em hibernação, ai eu tenho que ativar o botão para ligar e ele volta de onde eu tinha parado antes, igual quando se coloca em standby, meu not é um hp pavilion dv5- 1240br entertainment PC. Se alguem souber e puder me ajudar agradeço. Ha outra informação geralmente acontece quando estou jogando. Abraço a todos.

  5. GUIDO CANNES

    Cara Maysa primeiramente gostaria de parabeniza-la, pois seu blog me despertou um certo interesse por “blog” pois nao sou muito fã de blogs ja que a maioria dos que eu consultei, quase nada me ajudaram em minhas duvidas porem este seu tem um ambiente muito inteligente ,bom papo e vai a fundo nos assuntos , bem agradeço nao so a voce mas a todos que dele participam…

    bom TIHH esta é para vc e para todos que possam me ajudar,como Caio Romao disse…”simplesmente uma cópia do estado da memória RAM para o disco, ou seja, é tirada uma “foto” da memória na hora da hibernação e essa foto é recarregada quando você liga a máquina”…se o pc ou not volta quase que instantaneamente ja que esta quase totalmente carregado ou seja gasta menos energia para ligar concordam !!!!bem mas isso e outra historia …BEM VAMOS A O QUE INTERESSA…estou com um super problema meu NETBOOK nao hiberna, detalhe ja fiz de tudo que vcs imaginarem so nao instalei nada , mas todos os comandos ja realizei e nada …alguem ai pode me ajudar
    meu netbook é um philco phn 10103
    atom
    250 hd
    2 gb ram …
    sei que pode parecer ridiculo mas estou usando o windows 7 ultimat, muitos me falaram que nao rodaria mas roda e roda legal pode acredita pois ja tive um amd athlom x4 com 400gb em hd e 4 gb de ram e este nao fica muito longe ja que foi feito para mobilidade

    agradeco desde ja e muito obrigado a todos por sua atenção…

  6. Pingback: Estado de espera, hibernar e etc

  7. Gafanhoto Cinza

    Só corrigindo o Fabrício: As baterias de LITIO não viciam.

  8. LEX

    Olá amigos dei uma passada e tirei algumas dúvidas, mas ouvi falar que uma bateria de lition dura apenas 400 ciclos, ou seja 400 recargas é verdade?

  9. Carlos Cruz

    Hibernar = Stand By
    É igual a sua tv. Prefiro desligar, desligado não mantém contato com nada externo, raios, sobre tensões, etc.

  10. Daniel Soares

    Olha o notebook ou qualquer micro em hibernação fará vc ter uma boa economia de energia. pode pareçer só a ponta do ice mais imgina aquela pluma que cai em cima de algo que está a ponto de cair.. Gostei de seu blog e entrei nessa tbm de deixar minhas impressões na internet. http://jovensadventistaspbl.blogspot.com/

    Obrigado e passa no meu blog.

  11. Fabricio

    Olá Maysa,

    O único inconveniente de deixar o notebook em estado de espera ou hibernação é o tempo de vida útil da bateria.

    Estado de espera – ele continua ligado só que com baixo consumo, usada quando você fica alguns minutos longe, logo depois do tempo em que a proteção de tela é visível.

    Hibernação, grava as informações atuais de software e tela para desligar o HD e quando você resolver acordar o mesmo, ele retornar com tudo o que havia na tela

    Mas em todos os casos, deixar o notebook ligado consome a vida útil da bateria, se você carrega a bateria do mesmo, e depois usa toda a carga ou a maior parte dela, talvez nem tanto, mas se o deixar ligado por horas sem diminuir a carga da bateria (notebook ligado com carregador ligado ao mesmo), ela fica “viciada” na carga alta, e quando você precisar dele desligado da tomada… ele poderá te deixar na mão em poucos minutos, dependendo do caso.

    Recomendo desligar o note, e desligar o mesmo da tomada depois de desligar o windows.

    Assim você terá um uso do mesmo por mais tempo.

    Abraços

  12. Paulo Santos

    Amigos,

    Fico muito feliz em ter ajudado, e com certeza muitas das coisas que sei hoje (que ainda são poucas) vieram da ajuda de outros. Regis, será um prazer acompanhar o seu blog sempre que sobrar um tempinho, espero que eu também possa aprender bastante lá e aqui. Grande abraço!

  13. Tihh

    May… acho legal dessa forma que você falou.
    Agora uma coisa foi engraçada..

    “..de dia, hiberno. A noite, qd for dormir…”

    mas só pensa em durmir essa menina, tais é louco!

    auehauehaueae
    Beijos querida! Parabéns pelo blog!

  14. Maysa Autor do post

    Gente

    Agradeco demais a participacao de voces, a forma como me orientaram, muito obrigada!

    Farei da seguinte forma: de dia, hiberno. A noite, qd for dormir, desligo (ateh mesmo por questoes de seguranca em relacao as chuvaradas de BH).

    Obrigada e beijao a todos (as)

    Maysa

  15. Regis Copperfield

    Realmente o PAULO SANTOS tem razão em sua afirmativa. Agradeço pela informação bem como o convido a acompanhar meu blog. É muito bom contar com pessoas desse naipe em nossos caminhos, seus comentários serão sempre benvindos.
    Parabéns Maysa que consegue reunir tantas pessoas com assuntos cotidianos, esclarecidos de forma objetiva e coloquial.

  16. Algol

    Ah, os comentários aí em cima valem se vc tiver um pc. Se for um mac, quando vc fecha o monitor ele automaticamente copia a RAM para um arquivo e entra no estado de stand-by, de modo que é um misto entre o Sleep e o Hibernate do Windows. Tá vendo pq até o Bill Gates tem ações da Apple???

    Sobre o transporte, nunca tive problemas – e carrego ele nas costas, todos os dias, em uma mochila normal junto com um monte de livros. Desligar? Apenas uma vez a cada duas semanas, e olhe lá…

  17. Tihh

    Nossa!
    Esse post da May gerou conteúdo, heim?
    hehee..

    Mas é isso aê!
    Concordo 100% com o q meu amigo Paulo disse!
    Acabei viajando quando falei da “memória flash”… usei a expressão errada, na verdade.

    Creio que agora não restou dúvidas, isso que é o mais legal.

    Parabéns May pelo blog!
    E um abração pra galera que sempre contribui!

  18. Paulo Santos

    Alo amigos,

    Apenas pra complementar 2 coisinhas que podem gerar confusão: O post do CAIO ROMAO está tecnicamente certissimo, portanto esta é a definição de Hibernar.

    No comentário do TIHH, tem um trecho dizendo “Hibernar é carregar da memoria flash para o HD”, o que não é. Memoria Flash e HD são dois tipos de memória chamadas de “Não-Voláteis”, ou seja, memórias cujo conteúdo não é perdido quando a energia é desligada. Assim, memória RAM é diferente de memória flash. Um “Pen Drive” utiliza memoria flash, um cartão de máquina digital utiliza memoria flash. RAM não utiliza memoria flash.

    E nosso amigo REGIS COPPERFIELD pode ficar tranquilo quanto a consciência ecológica da hibernação: Não existe consumo de energia na hibernação. E para os que quiserem realmente testar a diferença, tá aqui o método:

    A1) Dê um comando de “Espera” (também conhecido como “Standby”) no seu notebook

    A2) Após terminado o processo, com aparente desligamento do micro, remova a bateria do mesmo. Depois reinsira e ligue o micro novamente.

    na Hibernação:

    B1) Dê um comando de “Hibernar” no seu notebook

    B2) Após terminado o processo, remova a bateria do mesmo e depois reinsira e ligue o micro novamente.

    O resultado é que a Hibernação (processo B) fica guardada no HD, que não precisa de energia para manter seus dados. Portanto, o Windows estará no mesmo pontinho que vc deixou. Já no caso do Estado de espera, como existe um consumo mínimo de energia, ao remover a bateria você interrompeu o processo. O resultado? Ao religar a máquina, o Windows volta do zero, fresquinho da silva.

    Abraço!

  19. Tihh

    hehehe…
    Muita gente faz isso Fernando.
    Alias, eu sou um q tu sempre vai ver online no MSN, por exemplo. Mesmo quando não estou no PC.

    Não vejo grandes problema nisso, a não ser a questão do aquecimento do processador. Mas se seu PC for mais novinho já controla bem este problema, então nem te preocupa com isso.

    Agora uma dica q eu daria é de você ter o hábito de reiniciar o PC diariamente. Eu faço isso, sempre quando venho de manhã nele, leio os recados, respondo alguns de imediato e reinicio. Dai com a memória zerada ele vai q é uma beleza.

    😉

    Abraço amigão!

    Obs: Estou referenciando este post no meu blog. Acho que muita gente se interessa no assunto. Nem q seja por mera curiosidade. http://www.tiago.art.br

  20. Regis Copperfield

    Os novos aparelhos praticamente se desligam quando no estado de espera ou hibernação, entretanto há um desgaste ainda que ínfimo, posto que tudo permanecente ligado esteja consumindo energia. Meu lado ecologista levou-me a avaliar que eu devesse desligar meu brinquedinho durante as noites após o deleite e assim o faço desde muito. Penso que se ao redor do mundo milhões de pessoas fizerem isso a soma da economia poderá ser apreciável… Dá uma licença rápida querida Maysa, acho que esqueci acesa a luz do banheiro, apago e já volto para continuar saboreando seu blog.

    Abraços desse fã.

  21. Polly Dutra

    Olá Maysa! EStava passeando na blogsfera e parei no seu cantinho… adorei e prentendo voltar mais vezes!!!
    Depois vai lá tomar um chazinho comigo!!
    Vc é de BH???

    GRande abraço!
    =^.^=

  22. Tihh

    Somente corrigindo o post do Clóvis..
    Quando o computador “hiberna”.. ele pega a memória virtual (ram) e grava na física (hd)..
    Após feito isso ele desliga o computador COMPLETAMENTE, ou seja, o disco rígido é desligado.

    Da forma q você falou (q o hd fica ligado) é o “Estado de Espera”…

    😉

  23. Clovis

    O processo de hibernar foi feito para ser seguro. Realmente, no windows vista, ele funciona perfeitamente… nunca observei nenhum crash desde então.

    Só não recomendo hibernar quando for transportar seu notebook. As vezes o mesmo pode “acordar” e movimentos bruscos + disco rigido ligado não combinam.

    abraços.

  24. Tihh

    Oi Maísa, bom dia!
    Somente complementando o que nosso amigo Caio disse ali em cima:

    Hibernar é bem o que ele disse, colocar o que está na memória flash para o HD, para assim que você “acordar” fazer o processo inverso, e pra vc seria a mesma coisa q não tivesse saído do computador naquele momento.

    Eu não aconselho a fazer isso!
    Utilizo muito o hibernar, porém como todos sabemos (principalmente nós que trabalhamos com TI) que nosso querido e estimado “Windows”, é ricidulamente instável.
    Quando você abre um aplicativo, como o Word por exemplo, o seu Windows carrega as dll’s e outros arquivos utilizados pela aplicação. Até aí tudo bem, o problema é que quando você fechar o word ele não despacha todos esses arquivos. Alguns ainda ficam carregados na memória infinitamente. (eu sei, isso é ridículo, mas esse é o “todo poderoso Windows”..hehe)

    Então a necessidade de reiniciar do windows é constante.
    Com uma certa frequencia você tem q “zerar” a memória, pois boa parte dela ta ali carregada, ocupando espaço da sua memória ram, porém não ta sendo usado pra nada.

    Imagine você levando nas costas um galão de 20 litros de água… sendo q você não está com sede :S.
    E detalhe… se bater aquela sede, é tem água a cada 100 metros.

    sacou?

    Espero ter ajudado.
    Tentei ser explicativo e não muito técnico, pra não te confundir.

    Ótima semana pra você querida.
    Tihh

  25. Caio Romão

    Maysa,

    A hibernação no notebook (que pode ser feita em computadores normais inclusive) é simplesmente uma cópia do estado da memória RAM para o disco, ou seja, é tirada uma “foto” da memória na hora da hibernação e essa foto é recarregada quando você liga a máquina.

    Tecnicamente, não há nada de prejudicial no processo e não há consumo de energia enquanto a máquina hiberna.

    Se tocarmos no ponto de acesso a disco, talvez dê pra apontar alguma vantagem de um método sobre o outro (mas não tenho dados para dizer qual dos dois é o mais custoso) – Mas dado o tempo de vida tanto de HD quando de memória flash, não acho que seja realístico se preocupar com uma coisa dessas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *