A crise chegou ao Adsense?

Tenho notado em minha conta no Adsense que os rendimentos caíram nos últimos dias. Primeiro, procurei no BlogBlogs algum post a respeito. Não, encontrei, parece que ninguém comentou ainda.

Hoje, conversando com algumas pessoas que usam Adsense, perguntei sobre esta queda. Todos os 4 amigos responderam a mesma coisa: caíram os ganhos. Esta queda varia entre 13% e 50%. Sem entrar em questões de eCPM ou impressões. A pergunta que fiz foi apenas: se caiu o redimento, e, se sim, qual porcentagem. Isso atinge contas que usam Adsense em blogs e em sites de conteúdo.

O número assusta. Dá uma queda média de 25% e me leva a crer, sem muitos estudos aprofundados, que a crise chegou ao Adsense. E o Natal, provavelmente, será magro, diferente dos anos anteriores.

Será que a verba publicitária é a primeira a ser cortada em tempos de crise?

Bom, o jeito é continuar trabalhando… se parar, pode piorar. Agradeço aos amigos que, gentilmente, responderam  as perguntas.

Maysa

31 pensou em “A crise chegou ao Adsense?

  1. josé derolysses

    se á chegou no adesense ela já deve estar saido pelo mesmocominho em que ela entrou porque no ano de 2011 tudo sera melhor do que no ano que passou este ano sera um ano de muimta prosperidade.
    crise já éra por favor esquessa essa fase negativa em todo o mundo e que felismente não afetou o nosso Brasil. Por favor chega de penssameto negativo. Bola pra frente. Crise nunca mais.

  2. Luciano

    Tem uma coisa que aprendi com o Adsense: nunca saio de um site ou blog sem dá um clique em um anúncio. ajudo todo mundo.

  3. Luciano

    Nunca gostei do Adsense. A melhor forma de faturar é com patrocinadores locais. Cada banner 30 reais mensais…..

  4. Reinaldo Trabalho em casa

    olha eu tambem percebi isto , sem falar que o valor pago por clique é bem modesto, mas nao tenho encontrado opções , se alguem encontrar boa alternativas por favor me avisem ok

  5. Alexandre Haguiar

    Oi Maysa, caiu feio viu, estou tentando mudar de servidor para manter o serviço mas a coisa ficou feia mesmo. Nos ultimos dias tenho visto rendimentos de 1 US para 2500 exibições… Não tenho duvidas que o Google ta jogando a participação dos blogs para baixo pois o movimento de queda não é natural e sim abrupto. Fico em dúvida como andam a rentabilidade em outros serviços de marketing com o bidvertiser e o adbrite.

  6. Marcelo Gomes

    Fenix,

    13 % de cliques é muito alto , um ponto fora da curva, pode contar com 3% de cliques é a média dos grandes sites.

  7. fenix

    pessoal, eu tenho tido perdas grandes. tenho 10 sites com adsense, e todos vão cada dia pior.

    o curioso é: o normal seria a queda do valor do clique, uma vez que recebemos em dólar mas muitos dos nossos anunciantes pagam em reais no adwords. por isso, uma perda é natural.

    o que não entendo é que o google continua mostrando o mesmo ganho por clique. as perdas estão, segundo o google, na quantidade de cliques recebidos. eu tinha um site que me dava um bom retorno, registrando média de 13% de cliques. este site despencou para 7%.

    desconfio que o google está maquiando o fato de pagar menos, alegando que estamos recebendo menos cliques. isso seria uma sujeira.

    a outra explicação é que a quantidade de anunciantes caiu e com isso os anúncios são menos relevantes, o que nos dá um retorno menor. para um site de turismo, por exemplo, havia vários anunciantes de turismo. agora, eles preenchem o espaço com qualquer anúncio, e muitos destes não tem nada haver com o assunto. isso diminui a quantidade de cliques.

    em fim, eu que cheguei a achar que um dia poderia viver do adsense, estou arrasado. a queda nos rendimentos, mesmo considerando a mudança de câmbio, é de 35%. um pena!!!

    agora, o google deve estar enlouquecendo com a crise…

  8. Roni

    Como falou Ramon, juntando crise mais os meses Dezembro/Janeiro, o que resta é uma queda brusca nos ganhos. Agora em janeiro estou com uma queda de mais ou menos 50% também.

  9. Marcelo Gomes

    Existem diversos fatores para a redução dos ganhos.

    1. Aumento do Dollar : Reduz o valor do Clique

    2. Crise, faz uma boa redução dos anunciantes.

    3. Festas de Fim de ano, Ferias coletivas, etc ….

    Vamos trabalhar para reverter estes fatores.

  10. Pingback: Será que a crise chegou aos blogs? - DA

  11. Cleiton Alves

    Olá, Maysa…
    vc poderia me informar qual o seu rendimento com adsense com este seu blog…?
    e qual a média de visitantes únicos e pageviews?
    Tenho procurado formas de promover meu portal e conseguir tanto acesso quanto blogs como o seu.. que é muito bom…

  12. AindaPiorAutor

    Eu tenho umas quantas teorias em relação a este problema:

    1.As pessoas andam sem dinheiro e por isso não vão consultar os anúncios do AdWords para não encontrarem um artigo ou serviço que possam gostar ou necessitar, já que poderão cair na tentação.

    2.Têm os ratos do PC estragados e não têm dinheiro para comprar um novo, logo, apenas navegam com o teclado e chegar aos anúncios desejados apenas com teclas é complicado.

    3.A Google, para poupar em tempo de Crise, desliga os servidores que gerem o AdSense/AdWord para pouparem electricidade.

    4.As pessoas pensam que são elas que pagam pelos clicks nos anúncios e deixaram de carregar para pouparem para o Natal.

    5.Como está frio, pelo menos aqui em Portugal, as pessoas tremem enquanto navegam e isso faz com que, mesmo que pretendam clickar nos anúncios, não o consigam fazer.

  13. Cassiano

    Sei lá.
    Meu blog é lixo e quase não tem acesso.
    Ainda nem recebi meu primeiro cheque.
    Bem que poderiam liberar o cheque para valores menores.
    Hehehehe…

  14. Davi

    O meu também caiu bastante. Porém no final de novembro, recuperei com folga, devido à diversas “medidas de combate à crise” que tomei. Um fato que deve ser considerado, é o fato de que o dólar está mais alto, isso compensa um pouco as perdas.

  15. Ornando

    O Celso Júnior tem razão, deve faltar anunciantes por um tempo até que as empresas se reorganizem, aproveitemos e trabalhemos mais, quando tudo se normalizar os ganhos serão maiores. 😉

  16. Ramon

    Meus ganhos cairam 80% . . . . mas dezembro/janeiro sempre foram meses ruins para mim. Juntaram as duas coisas a crise e a epoca que nao é boa.

  17. de

    tem algo decente ,neste mundo?????

    demorou p começar a roubalheira..sem contar que pode ter até fraude de haker…sei lá…que miercules…né?????

  18. Pingback: Adsense derrubando ecpm. A crise afetou o Google? | Blog Verde

  19. cardoso

    Não calculei pra não chorar mas de uma olhada rápida tenho uma queda de quase 60% nos rendimentos do AdSense.

  20. celsojunior

    Adsense e Adwords trabalham juntos. A partir daí podemos dizer que quanto maior for o valor do clique, mais chances o anunciante do Adwords terá de aparecer em páginas com eCPM altos e vice-versa.

    Com toda esta crise financeira, é normal que falte anunciantes. Conseqüentemente o leilão de quem paga mais por clique está cada vez mais difícil.

    É neste ponto que entra os baixos rendimentos. Com os anunciantes do Adwords pagando menos, os editores do Adsense também vão ganhar menos.

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *