Acidente vôo TAM 3054

Fiquei tão, mas tão aliviada ao ligar para meu amigo Paolo, que saiu hoje de Porto Alegre com destino a São Paulo, e ele atender. Me veio à cabeça os dias que nos encontramos em POA semana passada, a festa de seu aniversário, o bate papo no MSN ontem. Graças ao bom Deus ele foi pela Varig e não pela TAM. Agora, tá preso lá em São Paulo… nenhum avião pode pousar ou decolar do aeroporto de Congonhas. 176 pessoas… puxa vida, de novo. Vamos aguardar as notícias.

Notícias sobre o acidente do vôo TAM 3054 (atualizando):
Avião bate em depósito da TAM em Congonhas
Fogo no hangar próximo a Congonhas foi em avião da TAM
Acidente com avião causa incêndio em depósito de combustível e fecha Congonhas
Bombeiros não têm informação de vítimas em Congonhas
Avião incendiado fazia o vôo 3054
TAM confirma em nota acidente no vôo 3.054
Acidente em Congonhas foi com avião de passageiros da TAM que partiu de Porto Alegre
Avião que pegou fogo em São Paulo transportava cerca de 170 pessoas
Bombeiros resgataram seis pessoas do local do acidente
Atitude de funcionários em Congonhas sinalizou acidente
Problema na pista teria causado o acidente
TAM divulga novo comunicado

Bombeiros retiram um corpo de local de acidente com avião da TAM
Prédio da TAM Express corre risco de desabamento
Deputado Redecker estava a bordo do avião da TAM, diz assessor
Testemunha diz que avião ‘veio com a asa inclinada’
Controlador: pilotos sabiam de pista escorregadia
TAM busca para confirmar identidade de passageiros
Famílias pedem informação sobre vítimas em Congonhas
Número de emergência da TAM não funciona
Aeronáutica está apurando causas do acidente
Aeronave passou inclinada pela avenida, diz testemunha
Acidente da TAM em SP mobiliza noticiário internacional
Seis vítimas são retiradas com vida do acidente da TAM
TAM confirma 175 pessoas no Airbus A320 vôo 3504
Familiares pedem divulgação da lista de passageiros
Secretaria de Segurança confirma 40 mortos em acidente aéreo
Viracopos começa a receber vôos de Congonhas
Oito vítimas do acidente que trabalhavam no prédio da TAM foram socorridas com vida
Lula convoca reunião ministerial emergencial, após acidente com avião da TAM
Assustados, moradores querem que aeroporto saia do bairro
Piloto tentou arremeter nave, diz funcionário da TAM
Vítima do vôo, Redecker estava a caminho dos EUA
Especialista culpa Infraero por ‘assassinato coletivo’
Acidente supera o da Gol e é o mais trágico da história
Começa a retirada dos corpos do Airbus
Atletas brasileiros do Pan competirão de luto por causa de acidente
Fila de macas retira corpos do local do acidente da TAM
Aeroporto de Congonhas tem histórico recente de derrapagens

Blogs divulgando o acidente:
novo-mundo
melhoragora
asnovidades

27 pensou em “Acidente vôo TAM 3054

  1. quezia

    eu estou com planos pARA VIAJAR PARA RECIFE MAS CO TANTOS ACIDENTES QUE ESTAO ACONTECENDO FICO COM MEDO,TENHO SNHADO MUIDO COM ACIDENTES COM AVIAO ACHO QUE PODE SER UM AVISO DE DEUS MAS CONFIO NO SENHOR QUE TUDO VAI DAR CERTO….

  2. thiago

    minha mãe estva nesse voo 3054 eu não vou viaja mais de avião eu ia inberca meis estava lotado eu não me emcontrei com a morter eu to comtrauma mai eu estava no voo que teve a turbulenci

  3. frederico santos

    o q mais me aborrece e q poucas pessoas se importao com o sofrimento dos passageiros,p ser sincero isso e horrivel.ha tambem coincidencias saida 17:16 dia 17/07/07 chegada 18:41 se as caixas pretas sao indestrutiveis porq nao fazer os avioes do mesmo matrial?

  4. Gelson

    Prezados Senhores :

    Desde o acidente com o avião da TAM tem-se ouvido de tudo. Que Lula é o responsável, que o Governo é o responsável, que foi o estado de conservação da pista do aeroporto, que é a Infraero, que foi por culpa da ANAC, etc. Poucas vezes se ouviu alguém colocar a culpa nos verdadeiros responsáveis, a própria empresa aérea, que não cuida da manutenção das suas aeronaves. Também não se ouve ninguém dizer que a culpa é da cúpula da Aeronáutica, que não quis ouvir os controladores de vôo, mas instaurou inquérito para tentar provar que a culpa pelos acidentes é dos controladores, militares de baixa patente da Aeronáutica. Caso a cúpula da Aeronáutica tivesse ouvido os reclamos dos controladores de vôo, certamente acidentes como esse não teriam ocorrido, e não estaríamos vivendo nesse clima de insegurança no tráfego aéreo. Agora, a cúpula da Aeronáutica vem impedindo o acesso do Ministério Público às informações sobre o sistema de tráfego aéreo do país, certamente com o objetivo de encobrir as falhas do sistema, que são de sua responsabilidade, sob o falso argumento de que são informações relevantes para a segurança nacional. Não dão a mínima importância para a segurança do cidadão, daqueles que precisam viajar de avião em suas viagens de longa distância. Diz a Constituição de 1988 que o Brasil é um Estado Democrático, mas o que vemos na prática são manifestações do regime autoritário, que vigorou no Brasil por mais de 21 anos. Ele ainda não acabou. Enquanto a sociedade brasileira não exigir um fim a essa postura dos militares, especialmente os do alto comando, não haverá solução para o problema gerado pelos freqüentes acidentes que vem ocorrendo na aviação brasileira. E essa responsabilidade está a cargo do Poder Judiciário, que não poderá admitir o retorno do autoritarismo, mas zelar pela segurança da sociedade.

  5. Mariana

    Eu…sou apenas uma menina + fico muito irritada com tudo isso…
    Pois acho q as autoridades deveriam tomar alguma providência em relação a todo esse transtorno q os familiares das vitimas devem estar sentido…
    Por isso eu e toda a minha familia estam indigniada com o descaso para com a vida humana…
    É ssó o q eu posso dizer q lutem…para q td isso naum seja esquecido por tds…como os outros acidentes q aconteceram e ninguem tomou nenhuma provid~encia pra com esse assunto…+ eu sei q na verdade nenhum parente das vitimas podem se esquecer dessa catastrofe…
    Eu gostaria do fundo do meu coração q nada disso tivesse acontecido…e tambem acho q todos pensam igual…

  6. basejump2006

    O acidente da TAM, assim como qualquer outro acidente….envolve feridos e infelizmente vidas humanas…apesar de toda essa CPI e investigacoes….deve-se adiantar que infelizmente houve falha humana e nao da maquina, porque nos a construimos e nos a operamos….a todos cabem uma parcela de culpa…do piloto, passando pelos controladores, dirigentes da empresa aerea, dirigentes do nosso espaco aereo e finalmente do fabricante…..Vidas se foram e nao se deve esperar punicoes a contento pois nada vale mais do que a vida humana….
    Infelizmente falhar e humano…um ser pensante….imagine de uma maquina que atende aos nossos desejos e facilidades….
    Esse infelizmente e o custo que temos que pagar por nossas facilidades na vida…controles remotos, computadores, eletro-domesticos, carros, avioes……
    Seu simples computador domestico sofre constantes …apagoes…lapsos ou bugs….
    Seu eletro domestico sempre falha na hora H…
    Milhares de pessoas morrem diariamente em acidentes de carro…uma simples maquina que envolve um acelerador e freio….
    Ate certos eletro eletronicos podem ser fatais a vida humana…
    O que dizer de um gigante pesando toneladas com uma complexa mistura eletronica, eletrica e hidraulica…..
    Tome-se em conta que a maquina …ALERTOU…que um dos seus dispositivos estava inoperante…no caso o Reverso esquerdo…infelizmente …NOS…HUMANOS…decidimos que nao deveriamos se preocupar com isso…sempre existe o deixa pra depois o que se pode fazer hoje……
    Apesar do pouso com um reverso ser padrao no meio aeronautico….nem todos os humanos sao padroes….alguns podem ter reacoes diferentes…num ambiente de reacao de alguns segundos….5 segundos….muito sangue frio….
    Devemos concluir entao que foi definitivamente falha humana….

  7. Andréia

    Que Deus abencôe todas essas pessoas que morreram no aviâo,e Deus de o conforto para todos os familiares.

  8. Márcia

    Quero dar meu pitaco nessa conversa nacional sobre a crise aérea.
    Ledo engano quem acredita que a esta crise iniciou-se com a queda do avião da GOL. Está crise existe desde que a TranBrasil em Dezembro de 2001 depois seguida da Vasp e Varig foram à bancarrota e seus funcionários e fornecedores estão sem receber seus direitos até hoje!
    Por que as áreas e hangares que eram destas empresas não cedidas para as que estão no mercado atual se espremendo nas operações dos aeroportos de todo o País?
    Por que Comandantes e Mecânicos são orientados a não reportar todas as ocorrências nos livros de bordo?Por que as jornadas do pessoal de terra de e bordo são tão longas apesar da regulamentação da classe?
    Márcia Amaral
    marciaamaral@estadao.com.br

  9. marcio.com

    mesmo não tendo nenhum conhecido neste voo,fiquei abalado com as noticias e profundamente triste,fiquei pensando no sofrimento das pessoas a bordo,no desespero nos momentos finais, que Deus ilumine essas almas na jornada que se iniciou de forma tão tragica, e que os familiares consigam fazer que a justiça seja aplicada aos responsaveis.

  10. Luis Fernando

    É muito triste. Nada trará a vida destas pessoas de volta. Muito mais triste é ver a imprensa e o governo manipulando a opinião público tão covardemente. Nosso povo não tem instrução, não tem base para discussão.

    A culpa é da pista?
    A culpa é da TAM?
    A culpa é do governo?
    Tava rápido demais?
    O piloto errou?

    Cabe a nós exigir uma apuração justa e honesta, não esta paspalharia que estamos vendo, senão acabamos tendo leitores como o Márcio Rodrigues dizendo uma abobrinha dessas.

    Sejamos inteligentes. vamos aguardar a apuração dos fatos.

  11. Márcio Rödriguez

    Bem, na minha opinião, viajar de TAM e Varig é querer aparacer nos noticiários. Eu não sei o que falta para que as pessoas parem definitivamente de viajar pela TAM.
    Parece mesmo que as pessoas ficam desejando aparecer nos noticiários. Na epoca em que a Varig estava naquele vai-não-vai, muita gente continuava a comprar suas passagens. Umas alegavam o programa de milhagens, outras algum desconto fidelidade, etc. Depois, essas mesmas pessoas apareciam brigando, dando depoimentos, chorando, entre outras coisas nos noticiários. Nossa, que chique, viu o fulano? Ele estava tentando embarcar numa viajem internacional… hummm, que chique, hien! Minha Nossa Senhora, será mesmo que por causa de uns flashes da Globo ou de aparecer para algumas pessoas vale apena correr o risco de morrer horrivelmente em um desastre aero? O mesmo se aplica à TAM. É obvio por A e B que esta empresa é do tipo que sabe que se alguma coisa acontecer, o acontecimento será apenas para os que estão no vôo e para os familiares e amigos. Não acontecerá nada com a companhia, não haverá punição, não haverá pagamento de idenizações (Basta observar os relatos do acidente de 1996) – Foram pagas as idenizações? Não, ainda não e ficará por isso mesmo.
    Parem de voar TAM, desde que sua intenção não seja aparecer nos noticiários, é claro.

  12. Jorge Luis

    É muito difiçil falar de um acidente de porte, mas tudo na vida tem um sentido mesmo que seja o mais besta como a morte e apenas coloca desculpas em nossa vida para que sempre fique um misterio no mundo.Mas esté acidente pode até ter sido destino mas o piloto consegueria ter melhores resultados se tivesse feito um pouso em velocidade a baixo que ele estava…E deixo a todos as família meus sentimentos pós perde parente machuca muito, ainda mas quando se parte dessa tragedia, lembre-se a vida coloca momentos que devem ser refletidos mesmo que seja em momentos de “morte”…

  13. Paulo Rigato

    Conheço e vivo a aviação desde meus 17 anos de idade.Participo de palestra e cursos sobre segurança de vôo, participei de comissão para transferência e construção de aeroporto, participei do projeto da construção de aeroporto regional, criei uma comunidade sobre aviação em Rio Claro/SP,mas após este acidente da TAM JJ 3054,parece que meu encanto acabou pela aviação.
    Dissemos em outra oportunidades sobre Congonhas(pousei lá em dia de chuva na pista auxiliar antes da reforma) e que momento terrível é aquilo.
    Mas nada parece comover as autoridades sobre pessoas que trabalham, vivem,produzem riquezas ao País e são impotentes como um acidente como este.

  14. priscila

    isso é um absurdo em um país como Brasil ja não basta as coisas que andam acontecendo meu Deus ainda mais um em menosde de 1 ano isso se torna a cada dia que passa uma verdadeira vergonha essas autoridades não est~~ao fazendo nada absolutamente nada isso porque eles não sabem nunca sentiu na pele o que é perder um amogo ,um pai , um filho,etc pocha vamos tomar mais vergonha sei que não podemos voltar no tempo mas agora é só pedir forças e orar muito pela pessoas que perderam suas vidas nessa trgedia a vcs familiares peço a Deus todos os dias p dar forças a vcs qu nesse momento estão muito abalados pelo que aconteceu que DEUSilumine a vida de vcs todos que acabaram de perder pessoas maravilhosas da vida de vcs fica com Deus e ele tenho certeza de que estara com vcs um grande abraço.que eles descansem em PAZ.

  15. Pingback: O acidente da TAM. Culpas, karmas e afins » Seriguela

  16. adaojunior

    que desastre fiquei muito triste
    provavelmente foi erro de velocidade
    um detalhe é a vida

  17. Glaydson

    Pensei a mesma coisa que o Mauste.

    Tamanha incompetência levando a vida de tantas pessoas. Tanta dor para estas famílias.

    Relaxa agora?

  18. Alezinha

    Sem comentários p/ a tamanha crueldade do ser que autorizou a liberação dessa pista sem as “ranhuras”…

  19. Mauste

    Bom eu posso dizer que como seu leitor eu é que fiquei aliviado ao abrir o seu blog, pois vc estava para o RS e se resolve-se voltar a BH neste vôo, juro que me deu um estralo ao ouvir a chamada do Jornal da Globo do acidente.

    Que Deus guarde as almas dos que deixam este mundo e zele pelos seus familiares…

  20. Pingback: Seu Jones

  21. Pingback: Seu Jones

  22. Pingback: Desastre Airbus 320: Acidente aéreo da TAM em Congonhas | Melhor Agora - Notícias, Humor, Vídeos, Tecnologia ETC…

  23. Pingback: Acidente aéreo com avião da TAM em Congonhas, mais um desastre | novo-MUNDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *