Belo Horizonte Wireless

bh_wireless.gif
Eu já estou me preparando para estar plugada em diversos lugares, seja via notebook, seja via celular.

Inclusão digital: BH será plugada à Internet sem fio
Belo Horizonte será a primeira capital do país a ter 90% de cobertura ao acesso sem fio à Internet. A novidade foi anunciada pelo prefeito Fernando Pimentel (PT) nesta semana, após o Ministério das Comunicações liberar cerca de R$ 3,5 milhões para o projeto BH Digital, que está sendo implementado pela Prefeitura de Belo Horizonte desde o ano passado.
O custo total do projeto está estimado em R$ 4,3 milhões, o restante do recurso será investido pelo próprio município.
“A nossa meta é transformar Belo Horizonte na primeira capital totalmente plugada do país”, afirmou Pimentel, (…)
De acordo com a Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), responsável pela execução do BH Digital, pelo menos 256 pontos com acesso à Internet sem fio e de alta velocidade serão implementados na cidade até abril de 2008.
Na próxima semana, a prefeitura deve lançar o edital de licitação para instalar 12 torres e 64 antenas para a transmissão de dados por meio de ondas de rádio. A grande novidade ficará por conta da criação de seis locais públicos e movimentados na capital com acesso sem fio e gratuito à Internet.
Foram escolhidos pela prefeitura as praças do Papa e da Liberdade e os parques municipal, das Mangabeiras e Ecológico da Pampulha.
“Em todos esses locais, haverá uma área de 500 m, identificada por placas, onde o usuário poderá conectar seu computador portátil e navegar sem fio na Internet com a conexão gratuita da prefeitura por algumas horas”, explicou a superintendente de redes da Prodabel, Lilian Noronha Nacif.
Segundo a gerente da Prodabel, o tempo da conexão, bem como o número máximo de computadores conectados simultaneamente à rede de Internet sem fio será posteriormente definido pela Prodabel.
A pessoa provavelmente vai discar para um número da prefeitura onde vai obter um usuário e senha que será válido apenas para aquela conexão, que vai cair automaticamente depois do tempo limite. A expectativa da Prodabel é inaugurar parte desses locais até dezembro.
(…)
A questão da segurança nos seis novos locais públicos com Internet sem fio na capital também preocupa a Prodabel. Segundo a empresa, a Polícia Militar precisará reforçar o policiamento nos pontos para garantir o sucesso da proposta.
“Será fundamental que isso aconteça para que as pessoas possam usufruir do benefício com tranqüilidade no parque municipal, na praça do Papa e em todos os outros lugares”, avaliou a superintendente de redes da Prodabel, Lilian Noronha Nacif.

Notícia na íntegra aqui.

O Google bem que poderia fazer o mesmo que em San Francisco e Vale do Silício, por aqui. Uma grande nuvem wi-fi sobre nossas cabeças 🙂

Maysa

8 pensou em “Belo Horizonte Wireless

  1. OLDAIR COSTA

    Estado de Minas 05/12/2010
    Bay:Márcia Maria Cruz
    As atividades começaram bem cedo, às 8h, com uma caminhada pela trilha ecológica do parque. Entre o intervalo de uma atividade e outra eram apresentadas informações sobre o associativismo e sobre como melhorar a relação com o bairro e a cidade. A criançada pôde desfrutar de teatro e contação de histórias. Houve também atrações para os adultos. O músico Oldair Costa, de 46 anos, apresentou a música Oceano mineiro, que compôs exclusivamente para o aniversário da capital. “Lanço meu olhar no céu de BH, no desejo de tocar o mar. Me perco no azul dessa imensidão. Miragem de oceano sem vazão”, cantou. Ele aproveitou para distribuir sementes de pau-brasil.

  2. Olibas

    CARA A PREFEITURA E A ADMINISTRAÇÃO DE BH É UM HORROR! E VC TA CAÇANDO WI-FI… EM BH….AFF TUDO QUE ESTA SENDO FEITO EM BH NUNCA FOI MAIS DO QUE A OBRIGAÇÃO DAS AUTORIDADES DE REALIZAR! ATÉ PORQUE A CIDADE ESTA CRECENDO….E VC ME VEM PROCURAR WI-FI…rsrsrsrsrs

  3. joe doe

    è … reforço o comentario do amigo thiago …
    ja estamos em 2009 e necas do wifi chegar de verdade em BH …

    Tem algumas redes ditas “publicas” (pca da liberdade por exemplo) mas que nao levam a nenhum lugar.
    So na rodoviaria prefeitura e nuns tres parques q funcionam… e por um tempo limitado.

    sinceramente isso nao é nem 0,09% da cidade …

    Papo furado do governo …

  4. HELTON VIEIRA

    A minha grande preocupação é a segurança.
    Eu uso meu laptop só em locais que julgo serem seguros como na minha faculdade, salas de espera de aeroportos e em algumas praças de alimentação de shoppings.
    Lembro-me de uma cena de um filme brasileiro, cujo nome infelizmente eu não me lembro, em que a personagem está usando seu computador portátil em uma praia do rio e foi vítima de assalto…no filme a cena foi até engraçada, mas na vida real…

  5. Karin

    “A prefeitura de Porto Alegre, disponibiliza, através da Procempa, espaços com ambiente Wireless e Internet gratuita na Praça da Alfândega, no Mercado Público, em 24 pontos da Restinga e nos Parques Farroupilha (Redenção) e Moinhos de Vento (Parcão).”
    Faz um ano que eles começaram a instalar esses pontos… Acho legal que no Mercado, por exemplo, tem computadores pra acesso gratuito.
    Nunca vi alguém usando, mas pro seu celular, por exemplo, é uma mão na roda 😉

  6. Alezinha

    Oi Maysa,
    Wirelless fornecido pela prefeitura é tudo de bom!! Onde eu morava antes em hollywood a prefeitura fornecia… Era super legal passear em downtown, várias pessoas sentadas pelos banquinhos com notebooks… hehehe
    Boa semana!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *