ANATEL sem moral

Também não acredito no trabalho feito pela ANATEL. Parece mais um orgão criado com intuito de beneficiar as operadoras do que a própria população. Ou melhor, quando o assunto é telefonia, o brasileiro só dança (como de custume).

Cresce número dos brasileiros que não acreditam que agência defenda seus direitos

Anatel nunca protege usuários

Em apenas um ano, desconfiança do consumidor cresceu cerca de 7 vezes

Para 34% dos brasileiros, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) “nunca age de forma eficiente na proteção aos direitos dos usuários pessoa física”. O resulta consta da edição deste ano do estudo anual da Câmara Americana de Comércio (Amcham) sobre a percepção dos agentes do setor de telecomunicações em relação às atividades da Anatel. Em 2005, apenas 5% dos entrevistados haviam respondido da mesma forma.

Segundo os usuários, a Anatel não dispõe do poder necessário para obrigar as prestadoras de serviços a reparar os prejuízos causados ao usuário pessoa física e jurídica.

Na pesquisa deste ano, a agência recebeu a pior nota no item sobre a “formulação de regras que acompanhe o desenvolvimento do mercado”. Nesse quesito, em 2005, 26% dos entrevistados entendiam que “geralmente” a agência atendia à dinâmica do mercado quanto à edição e revisão de regulamentos em virtude do desenvolvimento tecnológico e das demandas da sociedade por serviços de telecomunicações. Em 2006, apenas 11% dos entrevistados mantiveram essa opinião, enquanto as respostas “raramente” aumentaram de 53%, em 2005, para 70%, em 2006.

Também recuou o número dos que consideram que a Anatel age “sempre” e “geralmente” com imparcialidade e impessoalidade no exercício dos seus poderes somaram 97% dos entrevistados, em 2004. Em 2005, passaram para 74% e, este ano, para 70%.

O estudo foi baseado em pesquisa realizada entre julho e agosto, junto a 70 agentes do setor de telecomunicações, incluindo operadoras de serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, serviços limitados especializados ou de comunicação multimídia, universidades e órgãos públicos.”

Lido aqui.

À propósito, o que mudou com a renovação dos contratos com as teles em 2006? Porque com a privatização, só levamos fumo. Achei que com o vencimento dos contratos em 2006, o fumo seria menor.

Maysa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *